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Nova identidade visual da Costa Cruzeiros

Nova identidade visual da Costa Cruzeiros:
A Evolução do Icônico "C"


"O novo posicionamento marca uma profunda transformação para a Costa, que também diz respeito à forma de se comunicar. O elemento de maior impacto é o novo logo que, ao mesmo tempo que não abre mão do seu valor histórico e do seu vínculo com a grande tradição da empresa, se desenvolve de forma contemporânea e inovadora"
diz Francesco Muglia, Vice-Presidente de Marketing Global da Costa Cruzeiros.

O novo posicionamento de marca da Costa Cruzeiros apresenta a transformação da empresa com uma nova forma de comunicar-se. A maior inovação está no logo da empresa, em particular em sua característica mais distinta e amada, conforme foi revelado por uma pesquisa com consumidores: o icônico "C", que acompanha a Costa nos mares do mundo todo há mais de 70 anos.

"O novo posicionamento marca uma profunda transformação para a Costa, que também diz respeito à forma de se comunicar. O elemento de maior impacto é o novo logo que, ao mesmo tempo que não abre mão do seu valor histórico e do seu vínculo com a grande tradição da empresa, se desenvolve de forma contemporânea e inovadora", diz Francesco Muglia, Vice-Presidente de Marketing Global da Costa Cruzeiros.

Na nova versão do logo, o histórico "C" foi atualizado para melhor representar o novo posicionamento da Costa, tornando-se mais moderno, dinâmico e adequado aos contextos digitais.

O novo "C" reúne dois temas distintos em um abraço sinuoso e envolvente: a terra em amarelo na parte inferior do logo e o mar no azul na parte superior, unidos numa mesma experiência graças aos cruzeiros com a Costa. Ele encapsula a ideia de viajar como uma forma de unir e integrar culturas, e de crescer constantemente por meio do enriquecimento que as experiências únicas vividas em cruzeiros oferecem. A letra "C" simboliza e sintetiza a própria essência da nova Costa, dos cruzeiros que valorizam como nunca a singularidade de cada destino, levando o hóspede ao coração de cada local e revelando as suas verdadeiras tradições.

Até a escolha das cores tem laços fortes com o passado, retrabalhado aqui em tom moderno: amarelo e azul ainda estão em destaque, mas agora em tons mais ricos e elegantes. O mesmo se aplica ao lettering, que também representa um passo em direção a uma linguagem mais limpa, contemporânea e digital, que se enriquece com a utilização de alguns elementos pontuais no amarelo do logo e outros elementos mínimos, mas impactantes.

O estudo do logo e da nova identidade visual da Costa, aplicado em todos os pontos de contato a partir do encerramento do evento de lançamento, foi elaborado pela ArteficeGroup.

A história do Icônico "C" da Costa Cruzeiros

O "C" azul tem sido usado para distinguir a marca desde o início da Costa Cruzeiros em 1948, quando a empresa decidiu focar no transporte de passageiros nas rotas transatlânticas e nasceu a famosa "Linea C". Mas a paleta de cores é ainda mais antiga, remonta à segunda metade de 1800: os funis amarelos foram inspirados na cor do azeite, produto transportado pela empresa antes de passar para o serviço de passageiros; enquanto o "C" azul lembrava a cor do mar.

No funil do primeiro navio da frota, o "Anna C", que zarpou de Gênova em 31 de março de 1948, o "C" estava delimitado por duas aspas. O logo também apareceu nas primeiras brochuras e cartazes, anunciando os serviços marítimos entre a Europa e a América.

Desde então, a linguagem gráfica utilizada no logo evoluiu para refletir as diferentes fases da história da empresa, mas o tema central - o "C" - nunca foi abandonado. Uma mudança inicial veio em 1958, quando o perfil do "Federico C" foi adicionado ao logo. A escolha do navio não foi por acaso: lançado do estaleiro Sestri Ponente em Gênova em 31 de março de 1957, o "Federico C" foi o primeiro navio projetado e construído especialmente para a Costa. Embarcação pioneira na sua época, marcou o advento do "estilo Costa".

Em 1980, a marca apresentava uma moldura dupla azul, suavizada nos cantos para manter a sensação de arredondamento; uma bandeira amarela foi adicionada para destacar o perfil do navio branco e enfatizar a palavra "Crociere" ("Cruzeiros"), usada no logotipo pela primeira vez para confirmar que a empresa havia abandonado completamente seus serviços de linha carga e agora estava se concentrando em cruzeiros.

"Costa Crociere S.p.A." foi lançada oficialmente em 1986, mas foi somente em 1994, durante a modernização e expansão da empresa, que Piero De Macchi reformulou completamente o logo: as aspas invertidas e a moldura foram removidas e a letra "C" azul apareceu em uma das 3 chaminés amarelas, típicas dos novos navios que agora integram a frota.

Em 1999, a Costa iniciou uma reanálise de toda a sua identidade corporativa, bem como uma grande reformulação: o logo precisava de um novo sentido de dinamismo e modernidade para refletir as mudanças radicais e o crescimento internacional significativo que a empresa estava vivenciando na época. Isso resultou na marca mais recente, em que as chaminés estilizadas foram "abraçadas" pela letra "C" ao lado do novo logo "Costa": marcante, dinâmico, animado, ao mesmo tempo em que forte e reconhecível, perfeito para aplicação em mercados em todo o mundo.


Sobre a Costa Crociere

A Costa Cruzeiros é uma empresa italiana com sede em Gênova. Há mais de 70 anos, os navios da Costa viajam pelos mares do mundo oferecendo o melhor da Itália em termos de hospitalidade, design, comida, bebida e entretenimento. Atualmente, a frota da Costa conta com 12 navios em operação, todos com bandeira italiana. A Costa Cruzeiros também é um símbolo de compromisso com a sustentabilidade. Em linha com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, a empresa abriu caminho para a inovação sustentável para todo o setor de cruzeiros, possibilitando novas tecnologias e projetos para melhorar o desempenho ambiental de sua frota. Isso foi possível com a introdução do carro-chefe movido a GNL, o Costa Smeralda, em 2019, e pelo Costa Toscana, que entrará em serviço em dezembro de 2021. Com a Costa Crociere Foundation, a companhia pretende fazer parcerias com os destinos para contribuir com as necessidades sociais das comunidades locais e criar um turismo mais sustentável e inclusivo. A empresa tem uma força de trabalho global de cerca de 20 mil funcionários, trabalhando a bordo e em seus escritórios em todo o mundo.
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MARIO PINHO

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