Navegação

Nº de casos e óbitos de Covid tem a maior queda do ano, aponta Fiocruz

Fundação informou ainda que, entre as capitais, apenas o Rio ainda tem taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 80% / Foto: Divulgação



O número de casos e de óbitos no Brasil por Covid sofreu a maior queda desde o início de 2021, segundo o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (17).

Segundo o levantamento, são 12 semanas consecutivas de diminuição do número de mortes, com redução de 3,8% ao dia na última Semana Epidemiológica.

O total de casos também apresenta tendência de redução, mas com oscilações ao longo das últimas 12 semanas. Foi registrada uma média de 15,9 mil casos e 460 óbitos diários no período de 5 a 11 de setembro.

“Apesar da queda acentuada da mortalidade por Covid-19, a pandemia ainda não acabou e cuidados ainda devem ser mantidos para que este quadro positivo não seja revertido", dizem os pesquisadores.

Queda de internações no país

A Fiocruz informou ainda que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos se encontra no melhor cenário desde que a fundação começou o monitoramento do indicador.

Apenas uma capital está com taxa superior a 80%: o Rio de Janeiro (82%). Duas estão na zona de alerta intermediária: Boa Vista (76%) e Curitiba (64%).

Apesar da tendência de melhora no quadro geral do país das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), o estudo chama atenção para a avaliação de média móvel das últimas semanas, que mostra que os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás e o Distrito Federal ainda estão com taxas acima de 5 casos por 100 mil habitantes − considerada muito alta.

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia