Navegação

Risco de asteroide atingir a Terra em 161 anos aumenta, mas ainda é baixo

Foto: Reprodução

Segundo um novo estudo divulgado na quarta-feira (11), a Nasa anunciou que as chances do asteroide Bennu atingir a Terra no próximo século é pequena. Entretanto, o asteroide fará uma aproximação com o nosso planeta em 2135. Os pesquisadores também foram capazes de estimar a data de um possível impacto: 24 de setembro de 2182.

“Não devemos nos preocupar muito com isso. Temos que ter em mente que a probabilidade de impacto, em geral, é realmente pequena”, disse Davide Farnocchia, principal autor do estudo e cientista do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia, segundo a agência Associated Press.

Embora as chances de um impacto tenham aumentado de 1 em 2.700 para 1 em 1.750 nos próximos um ou dois séculos, os cientistas agora têm uma ideia muito melhor do caminho de Bennu graças à sonda OSIRIS-REx.

A OSIRIS-REx foi enviada ao asteroide em 2016. Em agosto de 2018, a sonda chegou ao Bennu para recolher amostras. Neste ano, ela começou a viagem de volta para Terra, que deve durar dois anos.

“Os dados orbitais desta missão nos ajudaram a avaliar melhor as chances de impacto de Bennu nos próximos dois séculos e nossa compreensão geral de asteroides potencialmente perigosos - um resultado incrível. A espaçonave está voltando para casa, carregando amostras preciosas”, disse Dante Lauretta, pesquisador principal da OSIRIS-REx e professor da Universidade do Arizona.

O Bennu é um dos asteroides conhecidos mais perigosos em nosso sistema solar, junto com outro chamado 1950 DA.

Encontro em 2135

O Bennu fará uma aproximação com a Terra em 2135. Neste ano, o asteroide passará mais próximo do nosso planeta do que a própria Lua. A partir desse momento, ele poderá atravessar um "buraco de fechadura gravitacional".

Segundo a Nasa, esses buracos de fechadura são áreas no espaço que colocariam o Bennu em um caminho para um impacto futuro com a Terra se o asteroide passasse por eles em determinados momentos, devido ao efeito da atração gravitacional do nosso planeta.

De acordo com Lindley Johnson, oficial de defesa planetária da Nasa, se o Bennu colidisse com a Terra, ele não acabaria com tudo. O impacto criaria uma cratera com aproximadamente 10 a 20 vezes o tamanho do asteroide e a área de devastação seria até 100 vezes o tamanho dessa cratera.

Compart.