Navegação

Doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos no Brasil

Foto: Reprodução/Google




Em comemoração ao Dia do Cardiologista, 14 de agosto, especialistas alertam sobre a importância de cuidar do coração. O colesterol, por exemplo, é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer determinadas funções, como a produção de alguns hormônios. Ele é, portanto, importante e precisa ser ingerido de forma equilibrada para não resultar em problemas cardíacos. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quatro em cada 10 adultos sofrem com níveis de colesterol elevado. “O colesterol faz parte do metabolismo do nosso corpo. O bom é o HDL, que tem a função de tirar a gordura dos vasos e levar para o fígado tirando do organismo; o LDL é o tipo ruim que se instala nos vasos podendo até causar o infarto, derrame e aumentar pressão arterial”, explica o cardiologista, Dr. Heitor Albanez Medeiros. 

Por isso, manter as taxas equilibradas é de fundamental importância para uma vida saudável, pois o colesterol elevado é uma doença silenciosa. Portanto, é necessário realizar a dosagem pró -ativa para saber como está a taxa do colesterol. “A dosagem seriada de colesterol deve ser feita de forma individualizada, principalmente para indivíduos com história familiar de AVC e infarto”, alerta.

Dr. Heitor Albanez Medeiros explica sobre o assunto / Foto: Divulgação



Ainda de acordo com o Dr. Heitor, as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil. O desenvolvimento dessas doenças também está associado a outros fatores de risco, tais como: obesidade, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas. Com isso, é recomendado a prática de exercícios diários, pelo menos, 30 minutos por dia. “É de fundamental importância que as pessoas tenham acompanhamento regular com um médico cardiologista para não ser pego de surpresa, pois , assim como o colesterol, existem doenças silenciosas que pode levar à morte”, conclui. 

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia