Navegação

Após mais de 1 ano de pandemia, Brasileiros seguem otimistas em relação ao futuro de seus trabalhos, revela pesquisa!

Novo estudo expõe que o percentual de otimismo dos trabalhadores no Brasil permaneceu praticamente estável, oscilando de 89% para 86%; já a média global apresentou um recuo mais acentuado, passando de 92% para 86% / Foto: Reprodução/Google



Transcorrido mais de um ano do início da pandemia provocada pela COVID-19, a ADP Research Institute realizou uma nova pesquisa global, com 32 mil trabalhadores (tanto tradicionais quanto freelancers), em 17 países, de quatro continentes diferentes, para mapear quais foram os impactos que as mudanças provocadas neste período teve sobre os trabalhadores, como eles lidaram com estas alterações impostos pelo vírus e as suas perspectivas sobre os próximos cinco anos. 

O estudo da ADP mostra que, globalmente, a COVID-19 deixou uma marca na percepção dos trabalhadores em relação à confiança. Embora a maioria (86%) dos profissionais ainda mostre otimismo a respeito dos próximos cinco anos no local de trabalho, esse número é menor do que os 92% da pesquisa anterior. Esse declínio pode ser explicado pelo fato de que 28% relatam ter perdido o emprego, temporária ou permanentemente, ou recebido dispensa temporária parcialmente remunerada. Além disso, quase um trabalhador em quatro (23%) teve que aceitar um corte de remuneração.

A pesquisa expõe, ainda, que o impacto na segurança do trabalho e no otimismo é desigual, com os trabalhadores mais jovens sendo os mais afetados. Quase quatro em cada cinco (78%) trabalhadores da Geração Z (18-24 anos) sentem que suas vidas profissionais são afetadas e dois em cada cinco (39%) relatam que perderam o emprego, foram dispensados ou sofreram uma dispensa temporária de seu empregador. Como resultado, o otimismo entre a Geração Z caiu substancialmente (de 93% para 83%), muito mais do que qualquer outra geração.

Apesar de os brasileiros também demonstrarem um declínio quanto ao otimismo em relação ao local de trabalho nos próximos cinco anos, esta oscilação foi pequena em comparação à média global, ficando com 86% dos trabalhadores se sentindo otimistas neste levantamento, frente aos 89% do estudo anterior.

A vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina, Mariane Guerra, comenta que o mercado de trabalho global já vinha passando por profundas transformações nos últimos anos, principalmente em razão das aceleradas mudanças tecnológicas. “Por este motivo, o impacto do cenário trazido pela COVID foi assimilado de forma

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia