Navegação

25% dos astros como o Sol 'devoram' planetas que as orbitam, diz estudo

Arte ilustra o processo engolfamento planetário pela estrela central do Sistema. — Foto: Vanderbilt University



Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (30) na revista científica Nature Astronomy revela que pelo menos um quarto das estrelas semelhantes ao Sol canibalizam os planetas que as orbitam. A descoberta pode ajudar a entender os possíveis caminhos evolutivos dos sistemas planetários.

A Galáxia em que habitamos tem muitos sistemas planetários, e já era conhecido que a maioria deles é bastante diferente do nosso Sistema Solar.

Porém, agora, os cientistas descobriram que, ao contrário do nosso Sistema Solar - que preservou uma arquitetura ordenada dos planetas que orbitam o Sol - uma quantidade significativa dos sistemas planetários vizinhos teve um passado muito dinâmico. Em pelo menos 25% deles a estrela central pode ter "devorado" alguns os planetas que a orbitavam.

Conduzido pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e de centros da Itália, Austrália e Estados Unidos, o estudo observou a composição química de estrelas de tipo solar em mais de 100 sistemas binários - sistemas formados por duas estrelas gêmeas com a mesma composição química. Para isso, foi usado o telescópio do Observatório La Silla, administrado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e localizado no Deserto do Atacama, no Chile.

Para espanto dos cientistas, em alguns sistemas binários analisados as estrelas irmãs não tinham a mesma composição química, já que uma delas apresentava uma quantidade maior de lítio e ferro, elementos abundantes em planetas rochosos.

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia