Navegação

Unidades de Conservação registram 8,4 Milhões de Visitantes em 2020

Atrativos contabilizaram Alta Contínua do Número de Visitação e Mostram Potencial de Crescimento da Busca por Turismo de Natureza

Parque Nacional do Iguaçu (PR) foi uma das Unidades de Conservação que
mais recebeu visitantes em 2020. Crédito: Zig Koch/MTur

As Unidades de Conservação do Brasil estiveram fechadas em grande parte do ano de 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19. Apesar disso, foram registradas 8,4 milhões de visitas durante o período de cerca de seis meses em que as atividades desses locais foram gradualmente restabelecidas.

O levantamento, apresentado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mostra um crescimento contínuo de visitação até dezembro, o que não ocorria mesmo antes da pandemia, quando normalmente havia oscilações em alguns meses do ano.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os dados revelam a tendência de aumento da procura por destinos de natureza, demonstrando a importância dos parques no cenário pós-pandemia. “Os nossos destinos naturais já eram um diferencial para o turismo antes da pandemia. Agora, eles são ainda mais essenciais para possibilitar a retomada do setor, com ambientes ao ar livre e com distanciamento. Precisamos prepará-los para receber cada vez mais visitantes, que estão ávidos por viajar e, principalmente, por se reconectar com a natureza", ressaltou o ministro.

Em seu primeiro ano de monitoramento, a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, lidera o ranking das unidades de conservação mais visitadas, com 3,3 Milhões de registros. Em segundo lugar está o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 1,2 Milhão, e na terceira posição, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, com mais de 658 mil visitas.

Confira a lista das 10 unidades de conservação mais visitadas do Brasil:

1 – Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca (SC): 3.337.560

 Parque Nacional da Tijuca (RJ): 1.233.101

3 – Parque Nacional do Iguaçu (PR): 658.268

 Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo (RJ): 616.812

5 – Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ-SP): 533.030

6 – Parque Nacional de Jericoacoara (CE): 297.096

7 – Monumento Natural do Rio São Francisco (BA-AL-SE): 291.094

8 – Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais (AL): 178.053

9 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA): 120.592

10 – Reserva Extrativista Marinha de Soure(PA): 119.933

CAMPANHA “TURISMO EM NATUREZA”

O Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira (14.07), a campanha promocional “Turismo em Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria Natureza”, as peças publicitárias têm como foco a experiência do viajante e retratam a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada. Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.

UM DIA NO PARQUE

No dia 18 de julho, acontece o evento “Um dia No Parque”, realizada pela Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza) a fim de promover e valorizar as unidades de conservação brasileiras. A edição de 2021 será online e inclui sessões de bate-papo e atrações musicais. Inclui ainda histórias de vínculo com as unidades, incentivando o compartilhamento de depoimentos em vídeos, textos ou áudios que contem experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciaram no parque. A programação está disponível nas redes sociais do evento Instagram @umdianoparqueoficial e Facebook @unidoscuidamos.

Por Vanessa Castro
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia