Navegação

Mais da metade dos trabalhadores do Nordeste não possui auxílio de saúde, revela pesquisa

O número de trabalhadores sem auxílios nesta na região cresceu 20 pontos percentuais em relação a 2020, segundo o levantamento / Foto: Reprodução/Google



Uma pesquisa realizada em junho pela Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, com mais de 1.500 trabalhadores, revelou que 52% dos participantes da região Nordeste não possui nenhum auxílio voltado à saúde. Em levantamento realizado pela marca no ano passado, esse índice era de 32%, ou seja, o número de trabalhadores sem auxílios nesta área aumentou 20 pontos percentuais.

Entre os demais respondentes da nova pesquisa, cerca de 14% possuem plano de saúde totalmente custeado pela empresa, outros 14% têm um plano parcialmente pago pelo local em que trabalham e 13% possuem planos pagos pela companhia, mas com coparticipação nos serviços utilizados. Por fim, 4.5% pagam um plano de saúde particular ou são dependentes no plano de um familiar, e menos de 2% possuem benefícios diferentes de saúde, sendo particulares ou custeados pelas empresas. 

Quando questionados se possuem pessoas próximas (familiares ou companheiros) que não têm plano ou auxílio de saúde, 56% responderam que sim e, se possível, gostariam de incluí-los em seu próprio plano. Cerca de 36% não conhecem ninguém nessa situação e apenas 8% conhecem, mas não gostariam de incluí-los em seu auxílio saúde. “A pesquisa revelou que as empresas são as grandes facilitadoras do acesso da população a serviços de saúde, seja custeando parcialmente ou de forma integral. No entanto, muitos trabalhadores estão sem auxílios deste tipo. Isso mostra a importância da existência de soluções inovadoras que sejam acessíveis para quem contrata e que entreguem valor para quem usa”, comenta Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket. 

Frequência de cuidados com a saúde

Quando o assunto é a realização de check-ups de saúde, o índice também piorou: 39% disseram que não realizam ou nunca fizeram a avaliação, percentual 19% maior do que em 2020. Outros 16% dos entrevistados realizam, mas não seguem uma periodicidade específica. Entre os que estão habituados a fazer avaliações de saúde com frequência, 23% afirmaram que vão ao médico anualmente, percentual 16% menor do que o levantamento realizado em 2020. 

Outro dado que a pesquisa revelou é que 37% das pessoas não se consultaram com profissionais de saúde desde o início da pandemia, enquanto 49% realizaram consultas presenciais, 5% recorreram à telemedicina e 9% alternaram entre consultas presenciais e virtuais. “Quando analisamos os dados, é inevitável associar o baixo índice de brasileiros que realizam check-ups à quantidade também baixa de pessoas que possuem planos de saúde. Por isso, a Ticket acredita na importância de democratizar o acesso à saúde por meio de benefícios inovadores concedidos pelas empresas. Temos feito isso por meio do nosso produto Ticket Saúde, um benefício acessível via plataforma digital, que dá acesso a consultas, tratamentos e exames em ampla rede credenciada de alta qualidade, com valores até 80% mais baratos e sem reajustes anuais para os contratantes”, finaliza Gomes.

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia