Navegação

Economia Brasileira aponta crescimento de 1,8% em maio, diz FGV

Foto: Reprodução/Google



A economia brasileira cresceu 1,8% em maio, na comparação com abril, aponta o Monitor do PIB divulgado nesta sexta-feira (16) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Frente a maio de 2020, a atividade econômica cresceu 13,4%.

Já no trimestre móvel terminado em maio houve retração de 0,9% na comparação com o trimestre móvel terminado em fevereiro. Em relação ao mesmo trimestre móvel do ano passado, no entanto, houve crescimento de 9,7% do indicador.

O dado da FGV mostrou cenário melhor que o indicado pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central. A prévia divulgada pelo banco na quarta-feira (14) apontou queda de 0,43% do PIB em maio, frente a abril - resultado pior que o esperado pelo mercado, que estimava um crescimento de 1,05% no mês.

Segundo o coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Considera, o ritmo intenso de crescimento da economia na comparação com o ano passado se deve à baixa base de comparação. Ele enfatizou que, a despeito do resultado positivo, a atividade econômica do país ainda não retomou o patamar pré-pandemia.

“A economia ainda se encontra 0,7% abaixo do nível que detinha em fevereiro de 2020, período anterior ao início da pandemia no país. Esses resultados mostram que ainda há um longo caminho para a retomada mais robusta da economia”, enfatizou o pesquisador.

Na análise desagregada, todos os componentes da demanda apresentaram crescimento na série trimestral interanual.

Segundo a FGV, essa base de comparação (trimestre móvel contra igual trimestre móvel do ano anterior) foi usada por apresentar menor volatilidade do que as taxas mensais e aquelas ajustadas sazonalmente, permitindo melhor compreensão da trajetória de seus componentes

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia