Navegação

Documentário sobre Luiz Melodia estreia no Curta!

O cantor e compositor Luiz Melodia (Foto: Daryan Dornelles)

 


A vida e a obra de Luiz Melodia será exibida no sensível documentário "Todas as Melodias", de Marco Abujamra. O filme — que, após passar por festivais, estreia com exclusividade no canal Curta! e e no Curta!On, a plataforma de streaming do Curta!, no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br — mostra a trajetória do cantor e compositor através de um rico acervo composto por registros de seu cotidiano e de suas performances musicais, além de entrevistas com pessoas que conviveram de perto com o artista, gravadas exclusivamente para o longa. A narrativa é conduzida por sua esposa, a produtora Jane Reis.

Por meio desse olhar íntimo e afetivo, o público vai conhecendo a história de um artista completo. Negro e pobre, nascido no Morro de São Carlos, no bairro do Estácio — tema de uma de suas canções mais famosas —, Melodia enfrentou diversos percalços devido a sua cor e a sua origem, mesmo após o reconhecimento na carreira.

Conhecido pela originalidade e pela elegância de sua poética, além da potência de sua voz, Melodia tem sua vida por trás dos palcos revelada. Da mesma forma que condensava samba, blues e elementos da soul music, suas origens, seu temperamento, seus momentos difíceis e suas conquistas convergem em uma personalidade marcante e carismática.

O filme conta com a presença de artistas que o conheceram de perto ou que são grandes admiradores. Zezé Motta, Jards Macalé, Céu, Liniker, Arnaldo Antunes e Gal Costa participam, ora através de depoimentos, ora através de apresentações musicais de canções compostas por Melodia. Gal Costa, por exemplo, canta "Pérola Negra" e Arnaldo Antunes, "Magrelinha". O longa traz ainda imagens antigas do poeta Waly Salomão, analisando e enaltecendo o estilo único do cantor.

Em uma das cenas de "Todas as Melodias" — produzido pela Dona Rosa Filmes e viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) —, Jane Reis fala da ausência do marido, com quem fôra casada por 40 anos até ele falecer em 2017: "Não existe possibilidade de ele acabar. Ele segue de várias formas. Ele se transforma, como o Gil diz: vive em trigo, morre em pão". A estreia é na Segunda da Música, 19 de julho, às 22h20, e a produção será disponibilizada na mesma data no Curta!On.

Os projetos e a vida do arquiteto Vilanova Artigas pelo olhar de sua neta

Considerado um dos maiores arquitetos brasileiros do século XX, o curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), mais conhecido como Vilanova Artigas, deixou um legado icônico para a arquitetura nacional moderna. Em razão do centenário de seu nascimento, comemorado em 2015, sua neta, Laura Artigas, roteirizou o documentário biográfico "Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz", que dirigiu ao lado de Pedro Gorski.

O filme mostra o caráter visionário de vários projetos do arquiteto, seu engajamento no Partido Comunista e seu lado educador. Uma de suas criações arquitetônicas é a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que se caracteriza por amplos espaços abertos. Um dos alunos daquela faculdade comenta, diante da câmera, que o próprio prédio serve como um excelente material de estudo. O estádio do Morumbi e a rodoviária de Jaú — com seus pilares em forma de flor — também são mostrados no longa, que conta com comentários de profissionais renomados como Paulo Mendes da Rocha, ex-discípulo de Vilanova Artigas. A exibição é na Terça das Artes, 20 de julho, às 22h15.


Serviço 

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 19/07
22h20 – "Todas as Melodias" (Documentário)

Luiz Melodia tinha música até no nome. Nasceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Morro de São Carlos, no Estácio, no dia 7 de janeiro de 1951. Apesar de ter crescido no meio do samba, não era um sambista. Não rejeitou suas origens musicais, mas foi além. Assimilou uma musicalidade que absorvia vários estilos e criou uma forma muito particular de composição. O filme tem o ritmo e a força de sua poesia urbana. Através de shows memoráveis, entrevistas com pessoas importantes na vida do músico e contando com a participação do biografado de forma espontânea, apresenta a trajetória deste artista que carregava um estilo inquieto, elegante, sofisticado e carismático. Direção: Marco Abujamra Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de julho, terça-feira, às 02h20; 21 de julho, quarta-feira, às 10h20; 24 de julho, sábado, às 14h15.



Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia