Maria van Kerkhove, chefe do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou nesta segunda-feira (21) que as vacinas disponíveis até o momento são eficazes em reduzir casos graves de Covid-19 mesmo contra a variante delta.
Ela reafirmou, no entanto, que as duas doses da vacina são importantes para garantir a proteção completa e alertou para o surgimento de uma "constelação de variantes" no futuro que pode se tornar um problema para a imunização se ela não for acelerada.
"A boa notícia é que até agora as vacinas funcionam contra a delta", disse Kerkhove em entrevista coletiva. "Mas pode haver um momento em que surja uma 'constelação de mutações' e tenha uma contra a qual elas percam sua potência. É isso que queremos evitar o máximo que pudermos."
Kerkhove comentava sobre um estudo publicado na revista "The Lancet" que apontava uma queda na eficácia da vacinação contra essa variante identificada pela primeira vez na Índia e é apontada como responsável pelo surgimento de novos surtos na Europa.
Segundo a especialista, ainda que as vacinas aprovadas para uso emergencial em todo o mundo sejam menos eficazes contra a infecção, elas garantem a proteção de que casos graves da doença – que podem levar à internação e morte – se desenvolvam.
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia