Navegação

"Turismo Perto de Casa" - Baturité-CE

"Turismo Perto de Casa" com muitas novidades
Mosteiro dos Jesuítas Baturité-CE

Beleza arquitetônica do Mosteiro dos Jesuítas em Baturité

Estamos em fase de retomada do turismo, atividade prejudicada pela pandemia e pelos isolamentos sociais, que nos afastaram do lazer e do conhecimento. Para um retorno com segurança, os especialistas sugerem viagens curtas, de preferência perto de casa. Pensando nisto, o empresário Paulo Cavalcante, da Tour Du Monde, fez uma parceria com o padre Eugênio, do Colégio Santo Inácio, para uma programação que envolve espiritualidade, parte cultural e confraternização no Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité. O ponto alto é um Concerto ao Pôr do Sol no Mosteiro.

Sensível a este momento, padre Eugênio destaca a celebração do dom da vida e a apresentação da “música que fala ao nosso coração e através dessa música chegamos ao coração de Deus”. São sentimentos de força, alegria, esperança e fé que se unem para iniciar as comemorações dos 100 anos do Mosteiro dos Jesuítas. O prédio tem uma longa história e surgiu em 1922, como Escola Apostólica dos Jesuítas de Baturité. Tem uma arquitetura imponente e surpreende os visitantes com sua grandiosidade de arcadas e jardins internos e bela localização.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Palma

Nesta viagem, nos dias 18 e 19 de junho, os caminhos se abrem para a descoberta de lugares fantásticos em Baturité, a 97 quilômetros de Fortaleza. O município, com mais de 33 mil habitantes, guarda uma história iniciada como Missão de Nossa Senhora da Palma, que tinha como finalidade aldear os índios da região. A presença católica deixou igrejas, conventos e mosteiros que resistem ao tempo e alguns são convertidos em hospedarias nos dias atuais.

Uma das atividades que está sendo resgatada é a cultura do café, que surgiu em 1824, transformou a atividade econômica e social e deu origem a construção da Estação e Estrada de Ferro de Baturité, inaugurada em 1882. Há relatos de que o café de Baturité era um dos mais apreciados nas cafeterias francesas. O tema será conhecido pelos participantes da excursão em visita à Estação Ferroviária.

PROGRAMAÇÃO


Estação Ferroviária de Baturité

A programação da viagem a Baturité tem saída no dia 18, às nove horas, em frente ao Colégio Santo Inácio. Na chegada, o grupo será recebido por guia local, que contará uma breve história da cidade e seu patrimônio arquitetônico. Haverá visitas à antiga Estação Ferroviária, hoje Museu de Baturité, e a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Palma.

A hospedagem é no Mosteiro dos Jesuítas, onde haverá almoço e prece de agradecimento pela vida do padre Eugênio. Tarde livre para descanso e fotos nos corredores, igreja e jardins do Mosteiro. Às 18 horas, Concerto ao Pôr do Sol, com a Camerata Tapera das Artes; às 19 horas, celebração de missa, seguida de Jantar da Alegria e noitada musical de queijos e vinhos.

No dia 19, a programação começa cedo com Alvorada Musical e Bênção da Manhã com o padre Eugênio. Às 8 horas, visita à Torrefação do Mosteiro, seguida de café da manhã; 9h30, caminhada ecológica até o Cruzeiro, de onde se descortina uma belíssima paisagem do Vale. Tempo livre com várias opções, como orações em uma das capelas ou caminhada até a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Às 12 horas, almoço de despedida com a famosa galinha à moda do Mosteiro e retorno a Fortaleza.

Informações sobre preços e reservas de vagas na Tour Du Monde, pelo telefone (85) 9 9212.0019.


Compart.

Edgony Bezerra

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia