Navegação

16ª CineOP abre inscrições para oficinas gratuitas de Audiovisual

Foto: Divulgação - Universo Produção


Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas do Programa de Formação Audiovisual da 16ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, a ser realizada de 23 a 28 de junho, em formato online, mantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente. A CineOP é único evento no circuito de mostras e festivais audiovisuais a enfocar a preservação audiovisual, memória, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio.

As oficinas e masterclasses integram o Programa de Formação Audiovisual que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras 2021. As atividades têm por objetivo contribuir para formação, capacitação, qualificação de profissionais – questão vital para o crescimento da indústria audiovisual no Brasil e, ao mesmo tempo, estimular a formação de novos talentos, oportunizar o encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento.

OFICINAS

A 16ª edição da CineOP promove seis oficinas com oferta de 130 vagas. É permitida apenas uma inscrição por pessoa. Os interessados podem se inscrever até 15 de junho, terça-feira, ou até se esgotarem as vagas, pelo site oficial do evento www.cineop.com.br, escolhendo uma entre as seguintes modalidades: “Oficina de Som para Documentário”, “Tecendo Memórias em Imagens e Sons”, “Gestão de Comunicação para Instituições de Salvaguarda”, “Desenvolvimento de Projetos de Educação Audiovisual”, “Espelho Invertido - Exercícios (Audiovisuais) de Escuta Empática” e “Financiando Meu Filme”.

De 23 a 25 de junho, das 9h30 às 12h30, o cineasta espanhol e especialista em som Juan Quintáns será o responsável pela “Oficina de Som para Documentário”, com oferta de 25 vagas. A atividade tem como objetivo proporcionar aos participantes a capacidade de realizar o som para diferentes tipos de situações de filmagem de documentários, contribuindo dessa forma, para um melhor projeto audiovisual.

Também nos dias 23 a 25 de junho, das 9h30 às 12h30 (quarta e quinta) e das 9h30 às 11h30 (sexta), o documentarista Eduardo de Souza de Oliveira ministra a oficina “Tecendo Memórias em Imagens e Sons”, com oferta de 30 vagas. A atividade tem como proposta oferecer instrumentais teóricos e práticos para projetos de curtas-metragens, com foco no trabalho com imagens de arquivo. Os participantes serão estimulados a refletir sobre o poder das imagens que evocam o passado e a possibilidade de criar narrativas audiovisuais que constroem e reconstroem múltiplas visões sobre o passado.

Nesta mesma data, das 14 às 17 horas, a jornalista e Video Strategist Ariane Cristina Gervásio da Silva será a responsável pela oficina “Gestão de Comunicação para Instituições de Salvaguarda”. Serão oferecidas 30 vagas para estudantes e profissionais de comunicação que atuem em instituições de salvaguarda. O objetivo desta atividade é fornecer ferramentas para criação e gestão de um setor de comunicação estratégico e eficiente dentro e/ou relacionado às instituições de preservação e acervos.

Ainda de 23 a 25 de junho, das 16 às 19 horas, será ministrada a oficina “Desenvolvimento de Projetos de Educação Audiovisual” pelo educador audiovisual, artista transmídia e diretor de filmes Igor Amin. Serão oferecidas 20 vagas para educadores e educadoras dos ensinos infantil, fundamental 1 e 2 e ensino médio. O objetivo da atividade é auxiliar os participantes a desenvolverem habilidades relacionadas ao empreendedorismo criativo ligado ao campo da Educação Audiovisual. Serão apresentadas práticas assíncronas, síncronas, ao vivo, telepresenciais, cineclubes virtuais, cartilhas audiovisuais, filmes educativos, brincadeiras audiovisuais, entre outras ideias focadas na aprendizagem.

De 24 a 27 de junho, quinta a domingo, das 10h às 12h30, a cineasta e artista visual Raquel Gandra será responsável pela oficina “Espelho Invertido - Exercícios (Audiovisuais) de Escuta Empática”, com a oferta de 25 vagas. A oficina propõe o diálogo como alicerce para a elaboração audiovisual. Através de conversas, experimentações e trocas, teoria e experiência se tornarão matéria prima para a realização de exercícios audiovisuais pautados pela escuta e pela fabulação de si e do outro. Na atividade serão exibidos e analisados trechos de filmes que conectam o individual e o outro/o coletivo e demonstram diferentes maneiras de expressar tais relações, oferecendo uma gama de referências aos participantes que servirão de pauta para a reflexão e base de criação.

E de 26 e 27 de junho, sábado e domingo, das 10h30 às 13h30, a designer, gestora e empreendedora sociocultural Bruna Kassab ministrará a oficina “Financiando Meu Filme”, com oferta de 30 vagas. A atividade tem o objetivo de discutir e apresentar os formatos e soluções de financiamento e sustentabilidade para projetos cinematográficos. Durante a oficina, os participantes vão conhecer inúmeras possibilidades de financiamento, como desenvolver cada uma delas de forma objetiva e menos burocrática, compartilhando dicas, ferramentas, estratégias, e possibilidades de sustentabilidade dentro do cenário do audiovisual.

MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

O Programa de Formação Audiovisual da 16° CineOP contará também com cinco masterclasses internacionais, ministradas por convidados de quatro países: Colômbia, Países Baixos, República Tcheca e Chile e estarão disponíveis com legendas em português no site oficial do evento www.cineop.com.br e no canal do YouTube da Universo Produção https://www.youtube.com/user/universoproducao no período do evento - 23 a 28 de junho de 2021.

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia