Navegação

Suicídios caem em países ricos nos primeiros meses da pandemia

Resultados iniciais apontam que medidas de prevenção e apoio à saúde mental durante a crise sanitária ajudaram a controlar o número de casos / Foto: Reprodução



Apesar do estresse psíquico e emocional causado pela pandemia de Covid-19, o número de suicídios não aumentou durante os primeiros meses da crise sanitária global em países ricos, aponta estudo preliminar divulgado pelo periódico científico The Lancet Psychiatry.

De acordo com a pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Melbourne, em alguns casos, o número registrado é inferior ao observado em anos anteriores. Análise não incluiu países com renda baixa.

A análise, publicada nesta terça-feira (13), comparou o levantamento feito em 21 países entre os dias 1° de abril e 31 de julho de 2020 com os dados registrados no mesmo período quatro anos atrás.

Resultados preliminares mostraram que os países com renda alta e média-alta não sofreram aumento no número de casos registrados em 2020. Os autores não encontraram evidências de aumento no número de suicídios no período analisado em nenhum dos 21 países observados. Do número total de nações, 12 delas apresentaram redução no número de casos registrados.

Austrália, Áustria, Canadá, Inglaterra, Japão e Estados Unidos são alguns dos países que compõem a lista de nações de alta renda. Já México, Peru, Rússia, Equador e Brasil estão na lista de países de renda média-alta.

Os dados precisam ser interpretados com cautela, já que nem sempre correspondem à totalidade de registros de suicídios observados em todo o território nacional, mas sim uma análise pontual feita a partir de regiões específicas. É o caso da análise feita no Brasil, onde a investigação levou em consideração apenas duas cidades: Botucatu, no interior de São Paulo, e Maceió, capital do estado de Alagoas.

O estudo não incluiu a análise de países de renda baixa e média-baixa, que respondem por 46% dos suicídios no mundo, devido à ausência de uma base de dados confiáveis.

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia