Navegação

OMS pede suspensão mundial da venda de mamíferos selvagens vivos em mercados

Animais são a fonte de mais de 70% das novas doenças infecciosas em humanos, dizem organizações internacionais / Foto: Reprodução/Google



Foi solicitado nesta terça-feira (13), pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos, no mundo inteiro, devido aos riscos de transmissão de novas doenças infecciosas para os seres humanos.

"Os animais, em particular os animais selvagens, são a fonte de mais de 70% de todas as novas enfermidades infecciosas nos humanos, muitas delas provocadas por novos vírus", destacam em um comunicado a OMS, a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e o Programa da ONU para o Meio Ambiente (UNEP, na sigla em inglês).

A transmissão do novo coronavírus a partir de animais selvagens é uma das principais hipóteses de especialistas da OMS que buscaram a origem da pandemia.

Em relatório sobre a origem do vírus, os especialistas destacaram que um mercado em Wuhan (cidade chinesa em que foram registrados os primeiros casos de Covid-19) parece ter sido um dos pontos mais importantes do início da pandemia.

Desde então, o vírus se propagou e já causou quase 3 milhões de mortes em todo o mundo. Estados Unidos e Brasil, os dois países com mais vítimas, concentram 31% dos óbitos.

Além da suspensão das vendas, as organizações internacionais pedem a melhora em normas de higiene e saneamento nos mercados tradicionais para reduzir tanto a transmissão do animal para o ser humano como o contágio entre comerciantes e clientes.

Elas também recomendam normas para controlar a criação e a venda de animais selvagens nos mercados para o consumo humano.

As organizações solicitam ainda que os inspetores veterinários sejam treinados para aplicar as novas normas, assim como o reforço dos sistemas de vigilância para detectar rapidamente novos patógenos e planejar campanhas de informação e conscientização para comerciantes e clientes.

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia