Navegação

Especialista explica sobre o uso de açúcares e adoçantes no controle da diabetes!

Foto: Reprodução

Quando se fala em alimentação para diabéticos ainda são muitas as dúvidas sobre o que pode ou não comer para manter o equilíbrio dos níveis glicêmicos. Mas,  conclui-se previamente que a pessoa diabética será proibida de consumir açúcar para o resto da vida. Felizmente essa ideia não passa de um equivoco, pois a sacarose, consumida de forma balanceada, não interfere no equilibrado dos níveis de glicose do sangue. A sacarose pode ser comparada a qualquer outro carboidrato, no entanto, precisa ser liberada dentro de um plano alimentar saudável e equilibrado. 

De acordo com a professora de nutrição do Centro Universitário Universo, Tarciana Lima, os adoçantes dietéticos são compostos químicos naturais ou artificiais liberados pela Anvisa na década de 80 como substitutos da sacarose. Sua finalidade é ofertar  menos calorias desse carboidrato, afim de controlar a glicose na corrente sanguínea, para os pacientes diabéticos. 

”Os adoçantes são liberados pela Anvisa em quantidades diárias aceitáveis para o organismo humano e esta quantidade deve ser informada ao consumidor na embalagem do produto, sinalizada na porção dia”, explica.
Tarciana Lima, professora de nutrição do Centro Universitário Universo / Foto: Divulgação



Os adoçantes artificiais, produzidos em laboratório, são chamados de edulcorantes, e estes são: sacarina Sódica, Ciclamato de Sódio, sucralose, Acessulfame K. Aspartame. Este último é contra indicado para pacientes intolerantes ao aminoácido fenilalanina. Os adoçantes com ciclamato de sódio e a sacarina sódica são contra indicados aos hipertensos e para gestantes. E a sacarina, em doses altas, tem apresentados efeitos cancerígenos em animais. “Os adoçantes naturais liberados são frutose; extraída de cereais, frutas e mel; sorbitol originado de frutas e algas marinhas, manitol encontrado em vegetais e algas marinhas; e  Esteviosideo”, esclarece.

O tipo Esteviosideo é proveniente da folha da  Stevia rebaudiana, planta originária da América do Sul,  muito utilizado no Japão. Para os adoçantes, os naturais sempre serão a melhor escolha, não havendo contra indicação aos artificias sucralose e acessulfame K, mas ainda com poucos estudos. Os adoçantes possuem a vantagem de uma quantidade muito menor para se obter a mesma doçura do açúcar comum, com a vantagem de ter menos ou nenhuma caloria.

O INMETRO é o órgão que fiscaliza a composição destes produtos e por isso, a utilização de um adoçantes não pode ser em doses maiores que a recomendada no rótulo da embalagem. A dica é variar na escolha do adoçante, variando composição e marca do produto e procurar um profissional nutricionais ou médico para indicação correta em caso de doenças presentes. 


Universidade Salgado de Oliveira

Onde: Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169 - Imbiribeira, Recife - PE, 51170-000

Site: https://universo.edu.br/

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia