Navegação

Rinite pode afetar diretamente a qualidade do sono e produtividade

Doença quando não tratada leva a noites mal dormidas trazendo prejuízo para o indivíduo, afetando todas as áreas da vida / Foto: Reprodução



Dormir pouco e dormir mal pode acarretar sérios problemas de saúde. Dor de cabeça, bocejos, cansaço excessivo e mau humor são alguns sintomas de uma noite mal dormida,  que pode afetar diretamente na diminuição da produtividade, alterações de humor, dificuldade em aprendizagem e até queda do rendimento escolar.  Por isso, especialistas chamam atenção para a Rinite que afeta diretamente esse período tão esperado de descanso.  

De acordo com a otorrino do Núcleo de Rinite, Raquel Rodrigues, a Rinite não tratada leva à noites mal dormidas, trazendo prejuízo para o indivíduo e afetando todas as áreas da vida. 

“É importante diagnosticar corretamente o tipo de rinite para instituir o melhor tratamento e, assim, obter o controle da doença. Com a doença sob controle, o sono e a qualidade de vida são restabelecidos”, explica.  

Portanto, a Rinite nada mais é do que uma inflamação da mucosa nasal e tem várias causas. Pode afetar qualquer faixa etária, principalmente crianças e adultos.  Os sintomas mais comuns da rinite são espirros, obstrução nasal e coriza. Podem aparecer de forma isolada ou combinados, além de apresentar também sintomas extranasais, como irritação ocular.  

Dra. Raquel Rodrigues, otorrino do Núcleo de Rinite / Foto: Divulgação



Ainda de acordo com a Dra. Raquel, existem vários tipos de Rinite, sendo o tipo  alérgico o mais conhecido. Quando não diagnosticada e tratada de forma adequada, traz grande impacto na qualidade de vida das pessoas, principalmente no sono.  

Sobre o tratamento, pode varia de acordo com o tipo de rinite. Para a maioria dos casos é medicamentoso, tanto medicamentos via oral quanto por via intranasal. 

“Existem casos que necessitam de procedimento cirúrgico. Pacientes com alterações anatômicas e/ou com sinusite associada podem precisar de tratamento cirúrgico associado ao tratamento medicamentoso. As cirurgias nasais hoje são bem seguras, praticamente indolores, precisando de repouso no pós operatório para evitar sangramentos”, esclarece.  

Para os quadros de rinite alérgica existe também a opção de imunoterapia, popularmente conhecido como “vacina”. Esse tratamento é  eficaz, personalizado. Através da imunoterapia é possível dessensibilizar o paciente, fazendo com que seu organismo fique tolerante aos alérgenos. Assim, há controle das crises de rinite.   


SERVIÇO: 

Núcleo de Rinite 

Endereço: Hospital Hope – Rua Francisco Alves, 887, Ilha do Leite 

Instagram: @nucleoderinite

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia