Navegação

Recife inicia vacinação

 

Recife inicia vacinação pioneira contra covid-19 de idosos acima de 70 anos


 Idosos a partir de 70 anos, moradores do Recife, estão sendo vacinados contra covid-19  deste sábado (13). O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos, na manhã desta sexta-feira (12), em visita ao posto de vacinação drive-thru localizado no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira. Ele destacou que o agendamento poderá ser feito a partir das 18h de hoje e a vacinação do novo grupo começa amanhã. Prefeito também anunciou a abertura de 10 novos leitos de UTI da rede da Prefeitura do Recife.

O prefeito informou que, com exceção de Manaus, que tem um processo de vacinação excepcional por conta da crise sanitária, Recife é a primeira capital do Brasil a fazer a vacinação nessa faixa etária. “O Recife vai ser a primeira capital do Brasil a fazer a vacinação das pessoas com 70 anos ou mais. É um passo importante porque a gente tem certeza que a cada novo grupo aberto, a gente possibilita vidas salvas”, afirmou ele, que também ressalta a importância da gestão tecnológica no processo de vacinação para poder avançar nas faixas etárias dos grupos prioritário.  “Também fomos a primeira capital do país a fazer um sistema de cadastro e agendamento 100% digital. Graças a essa decisão a gente consegue ter controle de marcação e agendamento para não haver fila ou aglomeração nos centros de vacinação. Com isso a gente consegue saber exatamente quantas pessoas estão cadastradas e agendadas, e fazer uma boa gestão do estoque”, explicou o prefeito.

O agendamento deve ser realizado através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No ato da marcação, é preciso anexar comprovante de residência e o documento da identificação oficial. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

No centro de vacinação montado no Dnocs, o clima era de esperança com a aplicação da vacina. "Moro aqui em Cajueiro, estou me sentindo muito bem, nada de anormal com a vacina. É a primeira dose, estou aliviado. casa", comemorou Aposentado Cleto Carneiro, 83 anos."Tomei a primeira dose e estou bem, com expectativas renovadas. Eu tenho procurado não ter medo, porque profissional de saúde tem que ter coragem para que sua imunidade esteja bem, o que ajuda a muitos. E o medo deprime, abate. Procuro crer que tudo vai passar e é a verdade vai passar, é uma fase. A gente faz de tudo na área de saúde para que os que cheguem até nós sejam bem cuidados", disse o técnico de enfermagem José Edson da Rocha de 56 anos.

Outro anúncio feito na manhã desta sexta é foi a abertura de mais dez leitos de UTI no Hospital Evangélico, entidade filantrópica conveniada à rede municipal do Recife, no bairro da Torre. “Fizemos decisões de salvar vidas, ousadas e corajosas. No Hospital do Idoso vão funcionar 80 leitos, no dia de hoje vai começar a funcionar mais dez novos leitos de UTI no Hospital Evangélico e a gente tem um plano para, nos próximos 15 dias, conseguir a abertura de mais 120 leitos de enfermaria e sala vermelha, que são praticamente equivalentes a uma UTI, além de implementar 40 novos leitos no Hospital da Mulher. Tudo isso soma mais de 240 novos leitos nos hospitais. Nosso dever de casa a gente está fazendo: vacinação e abertura de leitos. É fundamental que cada um faça a sua parte. O Brasil,  infelizmente, vive o momento mais crítico da Pandemia”, pontuou João Campos, num apelo para que a população tome os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus.

LOCAIS DE VACINAÇÃO - A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza ao todo 16 pontos para a vacinação. Os drive-thrus ficam no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; e Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.

Além dos pontos onde a pessoa não precisa descer do veículo, a Secretaria de Saúde do Recife oferece salas de vacina em outros pontos: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo. Os outros centros continuam funcionando na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e UBT Professor Sebastiāo Ivo Rabelo, na Cohab. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

OUTROS PÚBLICOS – Além dos idosos a partir de 70 anos, o Recife continua vacinando os trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 50 anos; trabalhadores da Atenção Básica do município e os que atuam nas redes pública e privada, em policlínicas, maternidades, UTIs, centros de quimioterapia e de Terapia Renal Substitutiva. Além deles, os trabalhadores da saúde dos setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem; cardiologia, vascular e neurologia. Os que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental, no setor de Saúde do Trabalhador, e, mais recentemente, os estudantes da área de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 (UTI e enfermaria covid) e nos serviços de urgência e emergência também foram incluídos na lista de grupos prioritários.
Compart.

Moda e Beleza : Sílvio Romero

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia