![]() |
Foto: Nasa/Divulgação |
Foi anunciado na terça-feira (23), pela Nasa, que a agência espacial americana fará a primeira tentativa de voo de um dispositivo motorizado em Marte no início de abril, quando testará o helicóptero Ingenuity. O plano de voo também foi divulgado (entenda abaixo).
A previsão é que o voo ocorra em 8 de abril, mas o dia exato ainda pode mudar. O local de decolagem está localizado ao norte do lugar de pouso do rover Perseverance, na cratera de Jezero.
Por enquanto, o Ingenuity, um helicóptero ultraleve semelhante a um grande drone, está dobrado e acoplado à parte inferior do Perseverance.
Plano de voo
A rota do primeiro voo será simples e rápida: o helicóptero irá se desacoplar do Perseverance, se distanciará do mesmo até alcançar uma distância segura e então decolará verticalmente. Ele voará a uma altitude de 3 metros, pairará ali por 30 segundos e fará uma curva antes de pousar no solo novamente.
Apesar de parecer fácil, a tentativa de voo em Marte terá um grande desafio, uma vez que a atmosfera marciana tem uma densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra.
Além disso, o helicóptero poderá levar 25 horas para se distanciar do rover e alcançar a uma distância segura dele. O rover, por sua vez, será posicionado em um ponto de observação para capturar o voo da nave com suas câmeras.
Por fim, para realizar o voo, o Ingenuite também precisará do sol para abastecer de energia seus painéis solares antes da chegada da gelada noite marciana.
Durante o trajeto, o helicóptero tirará 30 fotos por segundo. Independentemente do resultado, o evento será histórico, pois será a primeira tentativa de voo de um dispositivo motorizado em outro planeta.
Estão planejados até cinco voos de dificuldade gradual, distribuídos ao longo de um mês, de acordo com a Nasa.
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia