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Movida completa 15 anos destacando seus compromissos ESG

Movida já iniciou o plantio de 1 milhão de árvores no Corredor da Biodiversidade do Araguaia

Métricas e avaliações mais eficientes comprovam rendimento das Ações Socioambientais

A construção de uma empresa verdadeiramente ESG não acontece da noite para o dia, com uma simples escolha de ações ambientais, sociais e de governança. A vinculação desta sigla ao DNA de uma companhia é muito mais que uma decisão de sustentabilidade corporativa; ela exige uma estratégia amplificada, com compromissos arrojados, objetivos claros, métricas precisas e intensas, além de relatórios sólidos e detalhados, com indicadores confiáveis. Essa visão deve estar na alma da companhia, ser o seu norte e o acelerador.

É com esse jeito de pensar e agir que a Movida Aluguel de Carros estruturou os seus princípios desde a sua criação, há 15 anos. Em 2009, foi a primeira locadora a ter um programa Carbon Free, mesmo antes da assinatura do acordo de Paris. E desde o seu IPO, em 2017, vem concretizando esse posicionamento de um mundo melhor, com mais mobilidade e igualdade, por meio de diversas ações voltadas para a geração de valor de longo prazo.

A Movida criou um comitê de sustentabilidade e incluiu formalmente no seu estatuto social o compromisso com questões socioambientais, que resultaram no delineamento da estratégia ESG da companhia, no estabelecimento de metas, políticas, fluxos de governança, indicadores e projetos. Desenvolveu-se, então, um ambicioso plano em sintonia com os dez princípios universais do Pacto Global e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), envolvendo todos os colaboradores, fornecedores, investidores e especialistas no tema. Iniciativas que abrangem toda a companhia, como é o caso o objetivo de se tornar uma empresa carbono neutro até 2030 e carbono positivo até 2040.

Para Lívia Friseira, responsável pela área de sustentabilidade da Movida, não basta realizar ações isoladas que não se conectam. Para ela, é preciso ter uma estratégia bem traçada, entendida como referência e enraizada em todas as atividades da companhia, com planos de curto, médio e longo prazo, e mecanismos e medidas que comprovem o posicionamento ESG.


Livia Friseira, responsável pela área de sustentabilidade da Movida

"Neste último ano, evoluímos na nossa divulgação de informações socioambientais conectadas com o resultado financeiro da companhia. Além de seguirmos os princípios do relato integrado IIRC, passamos a ser avaliados por 102 indicadores ESG da Global Reporting Initiative (GRI). Pela primeira vez, temos medidas do Carbon Disclosure Project, com outros 66 indicadores, e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), com 7 indicadores específicos para o setor de aluguel de carros, além de informar integralmente a nossa gestão climática em linha com as recomendações do Task Force on Climate related Financial Disclosures (TCFD)".

Levando-se em conta a importância da avaliação do compromisso assumido, a Movida realizou em 2020 o primeiro inventário de emissões de GEE independente, com auditoria por terceira parte, uma ação que lhe garantiu o selo ouro do Programa GHG Protocol Brasil. Celebrou, também, a primeira avaliação da sua estratégia de mudanças climáticas pelo Carbon Disclosure Project (CDP), em um range que varia entre notas de divulgação, conscientização, gestão e liderança e avançou no pilar de adaptação as mudanças climáticas, com o mapeamento de riscos e oportunidades climáticas frente a um novo cenário mundial, respeitando protocolo do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).

Nesta rota traçada, entre estruturação e aferição das ações socioambientais, a companhia passou a tangibilizar esses objetivos ESG de longo prazo. Recentemente, emitiu um Sustainability Linked Bond associado à redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), incluindo fontes não controladas diretamente pela organização. Essa operação, a primeira realizada por uma empresa do setor de aluguel de carros no mundo, reforça o compromisso da Movida com seus objetivos de longo prazo.

Ainda em 2020, a locadora iniciou o plantio de 1 milhão de árvores no Corredor da Biodiversidade do Araguaia, em um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo, que permitirá a captura de um milhão de tonelada de CO2 da atmosfera e as recuperações de biodiversidade e bioeconomia locais. Também incorporou o carro elétrico na sua frota, promovendo, assim, soluções que ajudam na evolução da mobilidade urbana eletrificada e sustentável. Assinou a declaração "Unindo empresas e governos para recuperar melhor", carta de retomada sustentável produzida pelo Pacto Global da ONU e aderiu às iniciativas empresariais para avanço da governança climática, como o Science Based Targets, Climate for Action, Business for 1.5.º Celsius e GHG Protocol. E tornou-se ainda signatária e apoiadora da iniciativa Imperative 21, spin-off da campanha Reset Capitalism, que visa repensar formas mais sustentáveis e responsáveis de gerar riquezas sem jamais deixar de lado a promoção do bem comum.

Além disso, a Movida reforçou o alinhamento das expectativas de conduta dos parceiros de negócios por meio de programas de sensibilização, comunicados e cláusulas contratuais, de acordo com a operação em que estão envolvidos. E já está em fase de implantação a segunda fase do processo de homologação que, por meio de software, permitirá a verificação contínua dos fornecedores.

Essas atitudes levaram a Movida, em 2020, a se tornar a primeira locadora de capital aberto do mundo a receber a Certificação de Empresa B, movimento global de empresas criado nos Estados Unidos, com o objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. Permitiram que companhia também ingressasse pelo segundo ano consecutivo na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE-B3) e passasse a compor pela primeira vez o Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3), demonstrando a sua governança em apurar e dar transparência às emissões por receita gerada. Também foi a única representante brasileira no Climate Ambition Summit 2020, cúpula da ONU sobre o clima que serviu como palco para líderes mundiais apresentarem suas medidas para a redução do aquecimento global.

"Sabemos que o nosso crescimento orgânico e a ampliação do lucro do negócio precisa e deve criar valor para todas as partes com as quais nos relacionamos, gerando o que chamamos de impacto positivo. Para isso, necessitamos ir além de reduzir ou neutralizar os efeitos negativos das nossas atividades. Queremos impulsionar a transformação cultural e educacional na direção de um novo modelo para o capitalismo, que favoreça o bem comum", reforça Lívia. Ela ressalta ainda que para 2021 pretende continuar remando rumo ao atingimento dos compromissos de longo prazo assumidos, com disciplina de execução e com foco para inovação.


Para conferir mais detalhes e conhecer outras ações sustentáveis que a Movida realiza, clique aqui e acesse o relatório integrado Movida 2020.

Sobre a Movida Aluguel de Carros

A MOVIDA é uma empresa de aluguel de carros que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade. Pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal para pessoa física, wi-fi no carro, pré-pagamento e chatbot nas redes sociais, foi a primeira locadora do País a ir além do carro e incluir o aluguel de bicicletas, triciclos e Tuk-tuks elétricos, ajudando a revolucionar o setor de locação no Brasil. Antenada aos novos tempos, investe em sustentabilidade, sendo a primeira locadora de veículos no mundo, listada em bolsa, a receber a Certificação de Empresa B, fazendo parte de um seleto grupo de companhias que têm como modelo de negócios o desenvolvimento socioambiental. No Brasil, foi a primeira a ter um programa como o Carbon Free, que neutraliza as emissões de CO2 das locações dos seus clientes, e já possui carros elétricos para locação.

Desde 2006 no mercado, a Movida foi adquirida em 2013 pela JSL, abriu capital em fevereiro de 2017 e hoje é uma das empresas da SIMPAR S.A. Com perfil inovador aliado a forte governança corporativa, atua tanto no varejo, com aluguel de carros, como no mercado corporativo, com a terceirização de frotas para empresas, além da venda de seminovos. Após investimentos de mais de R$ 9 Bilhões nos últimos três anos, conta com uma frota de mais 118 mil veículos, 194 lojas de aluguel de carros e 70 de seminovos.
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MARIO PINHO

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