Navegação

'Medida Provisória': Filme com Taís Araújo e ex-ator de Harry Potter conquista a crítica internacional!

Em cena Alfred Enoch e Taís Araujo / Foto: Divulgação



O primeiro longa de Lázaro Ramos, ''Medida Provisória'' – que no exterior ganhou o nome de Executive Order – tem sido aplaudido em festivais de cinema internacionais e conquistado a crítica especializada, a exemplo do SXSW (South by Southwest), em Austin, no Texas, e do Pan African Film, em Los Angeles, ambos realizados em março. 

"Estou muito honrado com todas as críticas que nós temos recebido. Eu sempre quis que fosse uma história universal que tivesse impacto e estou muito feliz com a compreensão das pessoas", conta Lázaro que hoje (18/03) se prepara para a estreia em mais um festival, desta vez na Europa, no Cine Latino Bergen, na Noruega. 

Em abril o filme integrará o Chicago Latino Film Festival, também nos Estados Unidos – no Brasil a estreia é prevista para o segundo semestre de 2021.

No Pan African Film, o longa foi apresentado pelo festival em suas redes sociais como o "melhor filme brasileiro desde "Cidade de Deus". Nos maiores jornais do Texas, ganhou críticas calorosas: o Austin American Statesman disse que "seu enredo torna uma distopia muito plausível" enquanto o Austin Chronicle afirmou que o filme é "profundamente intrigante, realista e atraente e que há histórias suficientes para uma minissérie". Outras dezenas de sites na internet também repercutiram "Executive Order", confira uma seleção:

Vale lembrar que Medida Provisória já foi premiado em outubro de 2020, no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos, quando recebeu o troféu de melhor roteiro para Lázaro Ramos e Lusa Silvestre e os co-roteiristas Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr.  

O longa que tem como protagonistas Taís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge é baseado no sucesso teatral brasileiro "Namíbia, Não", de Aldri Anunciação, escrito originalmente em 2011. A trama se passa num Brasil distópico em que uma medida de reparação social afeta diretamente a vida de uma família, são eles o jovem casal Capitú (Taís Araújo) e Antonio (Alfred Enoch) e o primo, o expansivo André (Seu Jorge) que, de favor, mora na casa da dupla. Certo dia o advogado Antonio vai para a justiça propor uma medida de reparação financeira pelos tempos de escravidão no Brasil. A proposta é respondida com a medida provisória que ordena que todos os negros brasileiros (chamados no longa de "melaninas acentuadas") voltem para a África.

Medida Provisória tem produção de Lereby e Lata Filmes e coprodução Globo Filmes e Melanina Acentuada. Com distribuição da H2O e codistribuição da Elo Company.

Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia