Navegação

Especialista alerta sobre o impacto da sobrecarga de tarefas durante a pandemia

Foto: Reprodução/Google



Apesar de um percurso histórico de lutas e conquistas, seja no mercado de trabalho, no ambiente acadêmico ou chefiando suas famílias, a mulher da nova era tem sentido o impacto do seu progresso através da sobrecarga de tarefas que se tornou ainda mais intenso quando muitas se viram em home-office, tendo que dar conta de tudo ao mesmo tempo, em função do isolamento social provocado pela Covid-19.

De acordo com a psicóloga da Clínica Saúde Caxangá, Flávia Macário, o acúmulo de responsabilidades refletem diretamente na saúde física e emocional feminina, podendo atingir suas relações afetivas, profissionais e familiares. 

“É essencial saber dividir as tarefas e entender que precisar de apoio não a faz menos poderosa”, explica a psicóloga, ressaltando a importância da construção do “ser mulher” na atualidade.

Reconhecer sinais e sintomas de esgotamento também deve estar no olhar atento e acolhedor no que diz respeito a mente das mulheres. Segundo a Dra. Flávia Macário, existe uma predisposição natural por conta da oscilação hormonal que acontece durante os ciclos menstruais e, somadas a necessidade de exercer com perfeição diversos papéis, pode se transformar em ansiedade ou depressão.

“O cuidado em observar os próprios limites e como cada uma vem percebendo as suas reações emocionais, ajuda a descobrir quais os recursos adequados para lidar com esse tipo de situação. Pode-se apresentar vários comportamentos, o desprazer na rotina afetiva e, por vezes, a sensação de ausência do sentido de vida constantes, por exemplo, aponta a hora de buscar um profissional”.  

Corpo e mente em equilíbrio. Para a psicóloga, é importante lembrar ainda que as mulheres multitarefas devem dedicar atenção ao que dá prazer. ”Dormir até mais tarde, escolher cuidar da aparência ou, simplesmente, ter um momento sozinha para fazer o que gosta, são mais do que direitos, são necessidades para se manterem saudáveis”, conclui.


SERVIÇO:

CLÍNICA SAÚDE CAXANGÁ

Endereço: Av. Caxangá, 3929 - Sala 08 - Iputinga, Recife - PE

Telefone: (81) 3037-6748

Instagram: @clinicasaudecaxanga

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia