Navegação

Vacina da Oxford será 100% feita no Brasil

Produção no país deve superar a demanda nacional no segundo semestre

Mesmo o Insumo Farmacêutico Ativo, que hoje é produzido na China, será feito pela instituição do Brasil | Foto: Cadu Rolim/Estadão Conteúdo

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) planeja nacionalizar toda a produção da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela universidade Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Mesmo o Insumo Farmacêutico Ativo, que hoje é produzido na China, será feito pela instituição brasileira. Margareth Dalcomo, médica pesquisadora da entidade brasileira, revelou a estratégia durante uma entrevista concedida à CNN nesta segunda-feira, 18 — ela prevê que, até o segundo semestre de 2021, a produção no país será maior do que a demanda nacional.

“Através de um processo de transferência de tecnologia integral, a vacina passará a ser chamada AstraZeneca/Fiocruz e será completamente nacionalizada”, afirmou Margareth. “E a partir do outono, provavelmente, a Fiocruz poderá fabricar o IFA no brasil. Com isso, a vacina será completamente brasileira e a capacidade de produção superará, no segundo semestre, a necessidade do Brasil, podendo colaborar com outros países da região”.

Artur PIva
Revista Oeste
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia