Navegação

Turismo com Segurança em Tempos de Pandemia - Japaratinga-AL


A Pandemia que assola o planeta desde o final do ano de 2019 e que se alastrou em todos países no ano de 2020, veio para mudar muitos aspectos da vida e de como podemos nos adaptar para enfrentar esse problema. O turismo inicialmente foi um setor que sofreu diretamente esse impacto extremamente sério da pandemia. Vôos foram cancelados, fronteiras fechadas em muitos países, hotéis, pousadas, bares, restaurantes e outros comércios também foram fechados como forma de proteção e evitar o alastramento do contágio. Mas, com o decorrer do tempo e conhecimento foram tomadas decisões e precauções onde atualmente possa ser possível realizar viagens de lazer de forma segura.


Japaratinga é um destino turístico, localizado no litoral norte de Alagoas a 130 km de Maceió e 150 km ao sul do Recife, que sempre foi conhecido por sua preservação da natureza e praias quase virgens, com bastante coqueirais, piscinas naturais e que mantém um turismo saudável e bem distante do turismo de massa. Os turistas e viajantes que vem pra Japaratinga já procuram esse lugar por ser tranquilo e voltado ao contato com a natureza. 

Chamada de Japaratuba inicialmente, palavra advinda do tupi yapara-tyba que significa “sítio dos arcos”. Possui litoral com 15 km de extensão e praias que merecem ser conhecidas minuciosamente, pois, guardam um ambiente quase selvagem e preservadas na sua maior parte. A praia que dá nome a cidade é a principal e o centro urbano, onde se encontra a maior infraestrutura de serviços. Cercada por falésias em alguns trechos, o seu mar é ótimo para banho. 


Em seguida, chega-se a Praia de Bitingui, local da colônia de Pescadores com águas calmas e repleta de casas de veraneio. Ao lado está a Praia Barreiras de Boqueirão, cujo, grande atrativo são as Bicas - fontes de água mineral, uma ótima opção para quem deseja tirar o sal do corpo após ter mergulhado no mar verde-azulado deste “caribe brasileiro”. O último trecho é o Pontal de Boqueirão, lugar de imensa beleza onde ocorre o encontro do mar com o Rio Manguaba, onde está situada o ponto de travessia de balsa para a cidade vizinha de Porto de Pedras. Japaratinga guarda um ambiente que transmite tranqüilidade e paz, com paisagens para contemplar a natureza e aproveitar para relaxar ao som das ondas do mar e o balançar dos coqueiros.


Então nesse período de pandemia poder procurar locais que estejam longe de aglomerações e grande número de pessoas é o ideal. Isso se confirma porque a grande maioria das pousadas e hotéis de Japaratinga são empreendimentos de pequeno e médio porte que variam de 6 a máximo 40 apartamentos. 

Visitamos cinco destes estabelecimentos que estão tomando todo cuidado e precaução para proteger tantos os visitantes/turistas como também seus funcionários. Ao entrar na recepção é aferida a temperatura, existe álcool gel espalhados nos principais pontos das pousadas e restaurantes, os funcionários usam máscara, luvas, face shift, as mesas são limpas ao início e final de atendimento dos hóspedes, as camareiras fazem toda a higienização dos apartamentos e usam equipamentos de proteção para propiciar a limpeza adequada. As mesas nos restaurantes obedecem ao distanciamento para oferecer mais proteção tanto aos clientes como aos garçons. 

Inicialmente fomos no Hotel Pousada Igarakuê que fica localizada na Praia de Barreiras do Boqueirão em Japaratinga. Um local à beira mar que está situado entre coqueirais. Possui doze (12) apartamentos todos com vista mar a pousada oferece em seu restaurante café da manhã e também serve petiscos e refeições. Em seguida passamos no Albacora Praia Hotel, localizado à beira mar na Praia de Japaratinga a poucos metros do centro da cidade. Tem 24 apartamentos, salão para eventos, seu restaurante com vista mar onde é servido o café da manhã propicia ainda uma bela paisagem. Também possui uma linda área verde cercada por coqueiros e piscina.




Caminhando uns 150 metros pela orla de Japaratinga, chegamos na Pousada Coqueiro Verde que fica situada à beira mar e no centro da cidade de Japaratinga, perto de restaurantes, farmácia e comercio. Possui 30 apartamentos com alguns com vista mar, seu belo jardim com piscina a poucos passos da praia é um ambiente agradabilíssimo e muito convidativo. 




Ao lado encontra-se um dos Restaurantes mais conhecidos da região o Mama Pereira do simpático e muito querido Ivonaldo, carinhosamente chamado de Nêgo. Funcionando há quase duas décadas, atualmente também é pousada e possui sete apartamentos no primeiro andar. O restaurante possui um cardápio variado com peixes, frutos do mar, massas, carnes e pizzas. Porém, o carro chefe da casa são os pratos à base de peixe e frutos do mar. Lá também é oferecido passeio de barco para conhecer as piscinas naturais de Japaratinga e São Bento.






Por fim terminamos nossa visita na Pousada Paraíso dos Coqueirais, aqui a natureza é seu principal atrativo, trata-se de uma fazenda a 150 metros do mar. Possui 40 apartamentos, uma grande área verde, com rio, piscina, restaurante. Aqui você pode andar a cavalo, passear de charrete, fazer pescaria, visitar o mirante para ver toda a beleza de Japaratinga e ainda ter a companhia de avestruz, coelhos, enfim, um leque de opções para o divertimento da família e crianças. Então se quiser viajar para um local que você pode se sentir seguro e próximo a natureza recomendo Japaratinga.




Pousada Albacora

Check in seguro na Pousada Albacora

CONTATOS: 

HOTEL POUSADA IGARAKUÊ 
Fone e whatsapp: (82) 99609 5222 / (82) 3297 0022 
Email: info@pousadaigarakue.com.br / info@pousadaigarakue.com 
Sites: www.pousadaigarakue.com e www.pousadaigarakue.com.br 

POUSADA COQUEIRO VERDE 
Fones: (82) 3297-1426 / (82) 3297-1473 
Setor de reserva/ whatsapp: (82) 9 8843-0992 / (82) 9 8755-5612 Plantão 
Informações: (82) 3297 1447 

POUSADA PARAÍSO DOS COQUEIRAIS 
Instagram: @paraisodoscoqueirais 
Whatsapp: (82) 9986 4823 
Telefones: (82) 3297-1125 ou 9 8812-5677 
www.paraisodoscoqueirais.com.br 

MAMA PEREIRA – RESTAURANTE E POUSADA 
Fone e whatsapp: (82) 3297-1222 /(82) 99993 7053 

ALBACORA PRAIA HOTEL 
Fone: (82) 32971359 
Site: www.albacorapraiahotel.com.br

Texto: Horácio Abiahy
Fotos: Evaldo Parreira
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia