Navegação

Partido Novo lança Marcel van Hattem candidato a presidente da Câmara

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) em sessão da Câmara dos DeputadosSérgio Lima/Poder360 

O partido Novo lançou na tarde desta 5ª feira (14.jan.2021) a candidatura do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) como candidato a presidente da Câmara. A disputa está polarizada em Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), outros candidatos têm chances diminutas no cenário atual.

“Essa é uma eleição da convicção, a eleição da consciência tranquila”, disse van Hattem. Ele foi candidato na eleição anterior da Casa, em 2019. Teve 23 votos dos 513 possíveis.

“Todas as candidaturas têm seu mérito, mas um mérito que não está alinhado ao que o Novo quer para o Brasil”,

disse o líder da bancada do partido, Paulo Ganime (RJ). O Novo tem 8 deputados.

“Muito mais cômodo seria apoiar uma das candidaturas existentes”, declarou Vinícius Poit (Novo-SP). “A bancada está muito unida e muito feliz com essa decisão”, afirmou Adriana Ventura (Novo-SP).

Ganime disse que no momento a bancada não pretende aderir a nenhum dos blocos que estão sendo construídos para distribuir os principais cargos da Câmara. Ele, porém, não descarta que até o dia da eleição esse cenário mude.

CONTEXTO

Também são candidatos Fábio Ramalho (MDB-MG), Capitão Augusto (PL-SP) e André Janones (Avante-MG), além de van Hattem e dos favoritos Arthur Lira e Baleia Rossi.

Baleia é o candidato do grupo político do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) com apoio da cúpula dos partidos de esquerda. Tem em torno de si as cúpulas dos seguintes partidos: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PC do B, Rede.

Arthur Lira é líder do Centrão e tem apoio do governo federal. Está em campanha há meses. Já tem em torno de si um bloco formalizado com PL, PP, PSD, Republicanos, Pros, Podemos, PSC, Avante e Patriota.

Deputados de partidos próximos a Baleia Rossi já sinalizaram voto em Lira. Siglas como PSL, PSDB, PSB e DEM têm sinais de dissidência. A impressão predominante na Câmara é de que, se a eleição fosse hoje, ele seria eleito.

A votação será no início de fevereiro. Se todos os 513 deputados votarem serão necessários 257 votos para vencer o pleito. Quem for eleito terá mandato de 2 anos no cargo.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia