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Empresas devem diferenciar tipos de lucros para se manterem no mercado

Satisfação dos clientes está diretamente proporcional ao resultado financeiro de uma empresa / Foto: Google/Reprodução


Após muitas empresas decretarem falência devido à crise do Covid-19, é chegada a hora de se reinventar para continuar no mercado. Além das vendas e receitas serem os principais objetivos da maioria das instituições, a satisfação do cliente também está entre as prioridades na hora de começar o planejamento de 2021. Portanto, é preciso, mais do que aumentar a receita, avaliar a qualidade dessa lucratividade.  

De acordo com a diretora executiva da GK Consultoria, Sophia Rocha, a satisfação dos clientes está diretamente proporcional à lucratividade de uma empresa. Para isso, é preciso se planejar. 

“Como diz o ditado que a propaganda é a alma do negócio, os clientes satisfeitos tendem a realizar novos negócios com a empresa, além de propagar o bom serviço e a qualidade do produto”, explica, acrescentando que o grande desafio das instituições é fidelizar e encantar os clientes, mantendo um bom relacionamento e qualidade.  

Por isso, é importante que uma empresa saiba diferenciar seus lucros entre bons e ruins para não cair na temida falência, principalmente em tempos de crise econômica e desemprego. Geralmente os lucros ruins se originam de práticas que tentam ludibriar os clientes, por exemplo, uma empresa do varejo, ao embutir um seguro não solicitado em seus cartões de compras, estará lucrando às custas de seus clientes. Dessa forma, a reputação da marca ou produto fica comprometida, mesmo que no curto prazo os lucros sejam positivos. 

Ainda de acordo com Sophia, essa prática é condenada para quem quer obter sucesso e se destacar no mercado. 

“A transparência nas relações de consumo, ou seja, de compra e venda, devem ser mantidas para garantir a credibilidade do estabelecimento”, alerta.  


Já os lucros bons, ocorrem quando os clientes retornam com prazer para comprar os produtos e serviços de uma determinada empresa, além de contar aos amigos, familiares e conhecidos sobre sua experiência excepcional. Quando isso ocorre, eles se tornam os melhores promotores para o negócio.

“É preciso não somente entender o grau de satisfação dos clientes, como identificar quais são os fatores-chave que impactam positivamente, bem como quais são os principais pontos de melhoria do negócio. Com um programa de relacionamento com cliente bem estabelecido, é possível não só transformar um cliente insatisfeito em satisfeito e promotor, como também melhorar a operação interna da empresa de acordo com a experiência do cliente”, ensina.

Por fim, para alcançar o sucesso é indicado realizar uma avaliação geral do negócio e identificar os aspectos que geram impactos negativos à imagem da empresa e, em seguida, definir planos de ação para mudar e melhorar esses comportamentos. Reavaliar os processos diante do depoimento dos clientes e realizar os ajustes necessários, por menor que sejam, resultará em lucros bons e garantirá vida longa ao seu negócio. “A ajuda de uma consultoria especializada é o grande diferencial para conseguir os objetivos de qualquer organização”, conclui. 


SERVIÇO: 

Gk Consultoria 

Endereço: Av. Eng. Domingos Ferreira, 2010, Boa Viagem, Empresarial Hub Plural II 

Instagram: @glichkeit

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Jefferson Victor

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