Reconectar-se com as raízes de Campo Grande a
partir da trajetória de uma família cuja história está intimamente ligada ao
bairro do Rio de Janeiro (RJ). Assim desabrochou a Flor de Laranjeira, a
primeira coleção da marca The Jungle, que está sendo lançada pela designer de
moda Gabriella Rodrigues, de 26 anos, recém-formada pela Universidade Veiga de
Almeida (UVA). "A representação regional está no centro desse trabalho.
Sempre vemos o Rio de Janeiro a partir da ótica da Zona Sul. Quero mostrar que
a história da cidade pode ser contada sob outras perspectivas através das
roupas", diz a designer, que também é modelo.
Para dar forma ao projeto, a jovem mergulhou no
passado de sua família para resgatar as memórias de Campo Grande e traduzi-las
em suas criações artísticas. Foi quando se deparou com um símbolo afetivo e
econômico do bairro: a laranja, que dá nome, cor e textura a muitas das
vestimentas desenvolvidas por ela.
A citricultura em Campo Grande, que se tornou zona
de exportação para o mundo, teve início no começo do século XX. Nos primeiros
anos da década de 1940, o bairro chegou a ser considerado o "Império da
Laranja". "Meus avós trabalharam em uma das muitas fazendas que havia
na região, encaixotando as frutas para centros de distribuição. Depois da
segunda guerra mundial, esse mercado começou a declinar e os terrenos foram
vendidos. Foi quando houve um boom de crescimento no
bairro", explica.
A coloração viva da laranja foi incorporada à
coleção criada pela designer, voltada para o verão. Já a textura da flor da
laranjeira também pode ser vista em algumas peças. Outra referência incluída
nos formatos dos acessórios foram as obras de arte em valorização da fruta, que
podem ser vistas entre a Avenida Cesário de Melo e a estação de trem. A
arquitetura colonial da Igreja de Nossa Senhora do Desterro e elementos da
Serra do Mendanha também estão presentes em algumas das 15 peças e acessórios
que formam a Flor de Laranjeira. Entre as matérias-primas usadas nos vestuários
estão o algodão e o linho. Os beneficiamentos são feitos da forma mais manual
possível.
O projeto foi parte do trabalho de conclusão do
curso de moda feito por Gabriella na UVA, onde também elaborou um plano de
negócios para sua empresa. As encomendas poderão ser feitas em breve pela
página da marca no Instagram (@thejungle_rio).
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