Navegação

ViaQuatro e ViaMobilidade recebem a exposição "Ocupação Nossas Memórias"

ViaQuatro e ViaMobilidade recebem a exposição "Ocupação Nossas Memórias", dentro da programação da Jornada do Patrimônio




Pessoas que compõem São Paulo, em sua diversidade, são retratadas por fotógrafos em mostra que traz à tona a relação dos indivíduos com o território em que vivem e trabalham

Com uma mostra fotográfica que apresenta a memória de São Paulo pela perspectiva do indivíduo que vive e trabalha na cidade, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás de metrô, respectivamente, dão visibilidade a uma das atividades que compõem a edição deste ano da Jornada do Patrimônio, a Ocupação Nossas Memórias.

Evento criado há cinco anos pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico e da Coordenadoria de Programação Cultural, a jornada tem como proposta democratizar o acesso ao patrimônio cultural de São Paulo, incentivando relações de pertencimento com os bens protegidos, espalhados pelos diversos territórios da metrópole.

"Com a jornada, queremos estimular a população a reconhecer e valorizar os bens que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade", diz Higor Advenssude, coordenador geral da Jornada do Patrimônio.

Em 2020, com o tema "Nossa cidade, nossas memórias", a ocupação joga luz sobre São Paulo pela ótica do indivíduo que aqui vive, trabalha, constrói e se desenvolve, trazendo à tona as diversas camadas que compõem as transformações sociais, culturais e urbanas da capital paulista.

Entre os dias 2 e 7 de dezembro, em cada estação da Linha 4-Amarela e da Linha 5-Lilás, ao lado da cabine de atendimento, haverá um totem com uma das fotografias que integram a exposição. Nas imagens, dez fotógrafos paulistanos, representativos de variados grupos sociais, revelam a pluralidade da cidade e as relações de afeto que os fotografados estabelecem com ela. São esses os autores das fotos: Camila Svenson, Elena Moccagatta, Georgia Niara, Isiz Aguiar, Jonas Felipe, Marcio Salles, PC Pereira, Pétala Lopes, Rodrigo Capote e Vitor Monteiro.
Serviço:

Jornada do Patrimônio - Ocupação Nossas Memórias:

De 2 a 7 de dezembro em todas as estações da Linha 4-Amarela e da Linha 5-Lilás

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

Sobre a Jornada do Patrimônio:

Foi criada em 2015 pela Secretaria Municipal de Cultura para democratizar o acesso ao patrimônio cultural de São Paulo e estimular a população a reconhecer e valorizar os bens que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade. Consiste na abertura à visitação pública de imóveis históricos tombados, com programação que inclui palestras e oficinas, conversas sobre preservação e restauro e atividades que tratem do patrimônio cultural de maneira mais ampla.

Maria Ligia Pagenotto
11 3054 3328
11 96470 2884
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia