O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que é concedido todos os anos, numa parceria da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, com o Ministério do Turismo, devido a pandemia do Covid 19, acaba de ser cancelado.
O Conselho de Administração da BRAZTOA, sob a presidência de Roberto Haro Nedelciu, da Raidho Viagens, que comanda a entidade no biênio 2019/2021, enviou uma carta aberta sobre a não realização do evento este ano.
"Estamos aqui para dizer que, em 2020, infelizmente, não conseguiremos realizar o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, fazer uma cerimônia presencial. Por limitações e, principalmente, pela responsabilidade que o momento pede. Chegamos a cogitar um evento virtual, mas não seria a mesma coisa. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem uma energia única, intensa, que precisa ser sentida ao vivo. Quem já esteve presente sabe do que estamos falando.
Definitivamente, não foi uma decisão fácil. Desde sua primeira edição em 2012, o Prêmio RECONHECE AS MELHORES PRÁTICAS e dá visibilidade às empresas e suas ações sustentáveis; ESTIMULA A CADEIA DO TURISMO a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável; INCENTIVA NOSSA INDÚSTRIA ECONÔMICA a oferecer produtos e serviços sustentáveis e possibilitar que as boas iniciativas sejam multiplicadas; FOMENTA A CULTURA EMPRESARIAL de gestão da sustentabilidade no setor do turismo; CONTRIBUI COM A PROMOÇÃO do desenvolvimento sustentável do destino Brasil.
Em oito edições, somamos 799 iniciativas inscritas e 86 cases premiados, além de uma rica produção de conteúdo escrito e visual. Deixamos legados e promovemos esperança.
Com a ACADEMIA, tivemos a imensa honra de colaborar no processo de atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação, como membros de um Grupo de Trabalho de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Estamos participando do processo de aprovação do novo texto da Lei Geral do Turismo, que vai reger o futuro de cada estudante e colaborador de nossa indústria. Desenvolvemos uma parceria inédita com a UNB (Universidade de Brasília) e a Amplia Mundo, pela qual levamos inspiração com a série de webinars “Turismo Pós-Pandemia: Oportunidades para Reinventar”, além de gerar dados (vitais em momentos de crise) com pesquisas voltadas ao comportamento dos turistas e ao mercado de turismo.
Com as AGÊNCIAS DE VIAGENS, encontramos nas transmissões virtuais de inúmeros webinars e treinamentos realizados um novo meio de levar conteúdo, cultura e manter atualizado seu conhecimento e paixão por viagens. Além de participarmos ativamente na imersão virtual do Abav Collab e na produção do Black Friday De Viagens, eventos que reacenderam em muitos a saudade de nos reencontrarmos em breve.
Com os MEIOS DE HOSPEDAGEM E RESORTS foi um ano de reaproximação e integração, discutindo papéis na cadeia e criando uma sinergia única – além de atuamos de braços dados junto ao governo, realizamos ações de negócios e treinamentos com resorts e hotéis da ABIH-SP e ABR – Associação Brasileira de Resorts, buscando recuperar a atividade e gerar novos negócios e produtos turísticos.
Com a MÍDIA, não faltou conteúdo: geramos levantamentos e pesquisas mensais sobre as vendas, gestão e percepção das nossas operadoras, além de levarmos para a imprensa, em nível nacional, a importância econômica do turismo para a recuperação do nosso país. E foi uma delícia contar no Fantástico o quanto queremos todos voltar a viajar.
Com os PARCEIROS DO TURISMO, duas ações nasceram em meio à crise e resumem tudo: o Grupo G20+ e o Movimento Supera Turismo. O mundo está cada vez mais colaborativo e foi hora de aplicar a sustentabilidade na prática, certos de que juntos somos mais fortes: implementamos ações para a contenção da crise em diferentes frentes, para a manutenção das empresas e dos empregos, para a recuperação do setor e esperamos que em breve o foco seja a consolidação do setor pós pandemia.
E com nossos ASSOCIADOS BRAZTOA, com quem estivemos mais próximos do que nunca, trabalhamos para cuidar da repatriação de clientes no fechamento de fronteiras, apoiar na gestão de suas empresas junto a colaboradores, consumidores, protocolos de segurança e inúmeras outras ações paralelas – incluindo as que demandam interlocução com o Governo, área na qual o Imposto de Renda Sobre Remessas ao Exterior, hoje em proibitivos 25% para vender viagens internacionais, merece destaque.
E com responsabilidade - para muitos, um sinônimo de sustentabilidade, o único jeito de olhar para o turismo, foi cancelando o evento este ano e esperando realizá-lo em 2021." (CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO BRAZTOA).
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