Navegação

Icaraí de Amontada e Moitas atraem e seduzem os visitantes

O pôr do sol reúne os visitantes nas dunas e mostra sua exuberância Foto: Edgony Bezerra

Depois de muitos anos, um retorno rápido ao Icaraí de Amontada, para um encontro em família. É bem verdade que tudo mudou naquele belo recanto do Ceará, que está em fase de descoberta. Por que os turistas se encantam com o lugar? O que eles estão buscando? Natureza? Agitação? Ou novas emoções? É possível encontrar um pouco de tudo na diversidade da outrora vila de pescadores, que oferece a beleza da praia, das lagoas, das dunas e tem o Rio Aracatiaçu ao lado, na calmaria de Moitas. Os dois lugares se completam e levam os turistas a diferentes momentos de lazer e encantamento.

Edgony Bezerra curtindo o pôr do sol no Icaraí de Amontada

O destino fica a 200 quilômetros de Fortaleza, no município de Amontada, litoral Oeste do Ceará. Icaraí ou Icaraizinho, como alguns preferem, tem pressa e está em plena agitação, com reforma, ampliação e construção de casas e pousadas. Tudo é para "ontem", pois os desportistas descobriram o lugar e estão chegando atraídos pelos ventos. Os costumes estão mudando e o turismo ganhando espaço para crescer.

Thalia, Edgony, Dodó, Roque, Raquel e Jansen Teles curtiram o mesmo momento

Na praia, hotéis e restaurantes recebem os visitantes com cardápio variado e músicas agitadas abafando o agradável som de violinos. Os mais românticos precisam descobrir novos lugares, pois a praia se agita para diferentes gostos. Dia e noite não fazem muita diferença para os frequentadores, que acompanham o sol até o momento final de se esconder com raios amarelados sobre o mar.

Saída para o passeio de barco no Rio Aracatiaçu antes de colocar o colete salva-vidas. Foto Edgony Bezerra

A praia é ponto de partida para outros destinos até se encontrar com o litoral de Itapipoca. Mar aberto e longos caminhos para os guiadores de veículos 4x4 com parada para fotos, banho de bicas e uma água de coco na rústica Jiqui. Nada muito seguro. A maré pode pregar algumas surpresas e mudar o roteiro.

MOITAS

Um dos túneis que se abrem no leito do Rio Aracatiaçu. Foto Edgony Bezerra

Moitas fica a seis quilômetros do Icaraí e tem como atração o passeio de barco no Rio Aracatiaçu, simples e agradável. O rio, que banhou minha infância em Amontada, passa por algumas interrupções no percurso e chega em Moitas com águas verdejantes, abrindo caminhos entre os mangues e se encontrando com o mar em seu apogeu. Os mangues preservam vidas de pequenos caranguejos e ostras, molusco consumido pelos turistas que gostam de uma pinga nas barracas. Natureza e originalidade fazem parte do ambiente.

Dunas embelezam a paisagem no leito do rio Foto: Edgony Bezerra

Durante o passeio, abrem-se túneis no leito do rio, e dunas nas laterais diversificam a paisagem. As mesmas dunas brincam com o rio em belos contornos e abrigam os visitantes e nativos para contemplação do pôr do sol. 

Parada para fotos em Jiqui. Foto Edgony Bezerra
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia