Navegação

Festival Flor do Mangue acontece de 9 a 12/12 no Forte Santo Inácio de Loyola em Tamandaré (PE)

Forte Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré (PE) Foto: Divulgação


O Festival Flor do Mangue, em sua segunda edição, com oficinas, aulas-show, arena gastronômica e espetáculos totalmente gratuitos,  acontece de 9 a 12 de dezembro no Forte Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré, no litoral sul pernambucano.

O evento acontecerá das 17h às 22h e com todos os protocolos de biossegurança e o uso de máscara é obrigatório em todos os ambientes e atividades.

Realizado pelo Sebrae/PE com o Núcleo do Turismo do Portal Sul Consórcio, e apoio dos municípios de Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré, além da iniciativa privada, o. Festival Flor do Mangue acontece na  Região Turística Histórica, Arrecifes e Manguezais,  no Litoral Sul de Pernambuco. 

Na quarta-feira (9/12), haverá oficinas de "Scrapbook" e "Tapiocas gourmet". No dia seguinte, é a vez das capacitações sobre "Empreendedorismo feminino no território turístico" e "Planejamento e formação de preços para empreendedores do território turístico". As vagas são limitadas e quem participar vai receber certificado do Sebrae/PE. As inscrições acontecem por meio de formulário disponível em http://encurtador.com.br/gBPV1

"É com muita satisfação que realizamos a segunda edição do Festival Flor do Mangue. O evento integra o turismo à gastronomia, à agricultura familiar, à pesca, à cultura e ao artesanato, com foco no empreendedorismo social, no associativismo, e no meio ambiente, gerando fluxo de turistas e contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos negócios do destino turístico de Tamandaré", afirma Kátia Georgina, gestora de turismo do Sebrae/PE.

Outro destaque é a exposição fotográfica Protetores da Vida TARTARUGAS MARINHAS que apresenta o trabalho de educação ambiental e preservação das tartarugas marinhas realizado pela ONG Garis Marítimos. Em três anos de monitoramento, já foram mais de nove mil filhotes soltos ao mar. A mostra estará disponível à visitação em todos os dias do evento.

Na sexta-feira e sábado, haverá duas aulas-show ao vivo por dia com transmissão também pela internet. No dia 11, será com o chef Francisco Jafs, do Instituto César Santos, e a chef Zezé, do Restaurante Frente de Quintal. No dia 12, é a vez do chef Vinícius Fernandes, do Arena Eco Pub, e Chef Val do Crepe da Tatha. A Arena Gastronômica e de Artesanato funcionará tanto na sexta quanto no sábado, das 17h às 22h, na Praça das Armas.

A sexta-feira traz ainda o escritor Romero Silva de Albuquerque com uma roda de conversa com o tema "Vamos falar da Cultura?". Nesta mesma noite de sexta-feira acontecerá a solenidade de entrega de Certificados dos Cursos SENAC e o Lançamento dos Roteiros Turísticos elaborados pelos alunos do curso de Condutor Ambiental Local. A noite terá ainda apresentação do músico Luciano Luiz na Voz e Violão.

No sábado (12/12), a diversão será garantida para toda a família, especialmente para as crianças com o grupo de contação de histórias Samburá Encantado e o espetáculo Contação em Louvação ao Divino, às 17h. A apresentação terá uma hora de duração com uma proposta lúdica e de encantamento aos pequenos onde a sabedoria popular, as brincadeiras e danças tradicionais se unem no mundo da leitura e imaginação aproveitando a proximidade dos festejos natalinos. 

Ainda no sábado, será realizada a feira de agricultura familiar das 17h às 22h na Praça de Armas. A ideia é estimular a sustentabilidade e os hábitos saudáveis e apoiar os produtores da região. Haverá ainda a exibição de vídeos e debate sobre "Pesca, Cultura e Conservação Ambiental".

A historiadora Maria do Carmo Ferrão, autora da letra do Hino de Tamandaré, aproveita o sábado para lançar o Hino do Forte de Tamandaré, às 18h. O hino terá um clipe exclusivo e estará disponível posteriormente no Canal Historiando Tamandaré. Recentemente, Maria do Carmo inaugurou também o Marco Zero de Tamandaré onde no passado foi erguida a primeira construção da cidade em 1645 com o Forte de Santa Cruz (tipo trincheira), por trás de onde hoje está localizada a Escola Almirante Tamandaré. Esta semana, a Câmara de Vereadores oficializou o Projeto de Lei 06/20 que oficializa o Marco Zero de Tamandaré.

Para encerrar a noite, haverá espetáculos musicais com a apresentação da Banda Municipal Filarmônica São José e da Banda Incomuns, ambas de Rio Formoso.

"É importante destacar que o Flor do Mangue será realizado dentro de todos os padrões exigidos pelo Protocolo de Prevenção da Covid-19 com o uso obrigatório de máscara em todos os ambientes. Estamos preparados para receber o público com toda a segurança necessária inclusive orientando sobre a utilização de álcool em gel e distanciamento social tal como fazemos nos cursos realizados pelo Portal Sul Consórcio", finaliza a superintendente do Núcleo de Turismo, Lizete Maioli.

O Flor do Mangue tem como objetivo atuar em três pilares para o desenvolvimento regional pela cultura, turismo e econômico-social. Atua na valorização da arte nas mais diversas expressões como dança, fotografia, música e artesanato. Busca aumento no fluxo de visitantes para a região, além de promover a capacitação do microempreendedor da comunidade para comercializar sua produção estimulando parcerias e ações associativas. É realizado pelo Sebrae/PE com o Portal Sul Consórcio, o apoio institucional das Prefeituras municipais de Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré, da administração do Forte Santo Inácio de Loyola, além de parceiros como Senac, Réveillon Carneiros, Life Studio, Rede Mares, Canoé Artesanato, Costa do Sol Pousada e Pousada Solar da Praia.



Siga as redes sociais: Instagram @igram_pe e @festivalflordomangue

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia