Navegação

Prática regular de exercícios e alimentação saudável podem evitar o câncer de mama

Especialista alerta sobre os cuidados na hora de praticar exercícios para não causar problemas a saúde / Foto: Google/Reprodução 



Com a chegada do Outubro Rosa, ações para lembrar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama são ainda mais intensificadas. Com isso, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. O objetivo é chamar a atenção das mulheres para um estilo de vida mais saudável, que inclui a prática de exercícios, bem como uma alimentação nutritiva, tornando uma forma de evitar doenças, dentre elas, o câncer de mama. 

Caminhar no calçadão, fazer treinos ao ar livre e frequentar as academias estão entre as opções mais procuradas por quem quer ter hábitos de vida mais saudáveis. Mas, se a prática de exercícios for feita de forma irregular, pode causar problemas a saúde. Por isso, a importância da elaboração de um plano de treino personalizado com uma avaliação física prévia para se tomar as devidas precauções. 

“Pessoas com sobrepeso ou alguma doença preexistente devem procurar um médico para realizar exames clínicos e, depois, procurar um profissional de educação física que vai adequar as atividades para cada condicionamento físico, respeitando a individualidade biológica”, aconselha o preparador físico e professor de lutas, Fernando Moura, lembrando que é indispensável uma alimentação balanceada. 

O preparador físico, Fernando Moura, dá dicas sobre como se exercitar / Foto: Divulgação

Após uma avaliação, procurar se exercitar com algo que se identifica é uma ótima dica para começar com o pé direito, além de evitar os horários de pico. “Evitar aglomerações, principalmente em tempo de Covid-19, é o que os médicos mais aconselham. Por isso, devemos escolher os intervalos com menor fluxo de pessoas.”, explica. Uma boa saída para não desistir no meio do caminho, seria dividir as sessões com um ou mais amigos. Alguns profissionais podem até mesmo oferecer taxas melhores para grupos.  

Ainda de acordo com Fernando, respeitar a planilha de treino elaborada pelo professor, seguindo a risca o planejamento e tentando se superar a cada treino é uma forma de motivação para não parar no meio do caminho ou até mesmo desistir. “Mesmo com uma prática regular de exercícios e alimentação saudável, as consultas não devem ser deixadas de lado, pois é o médico que pode identificar previamente qualquer tipo de câncer”, conclui.  


SERVIÇO:

Fernando Moura

Preparador físico e professor de lutas

Fone (81) 98893-7792

Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia