Jovem talento da moda conta com apoio da Keune Haircosmetics para representar o Brasil na PFW Começou dia 28 de setembro, a semana de moda mais famosa do mundo, a
Paris Fashion Week. Até o dia 6 de outubro, a cidade luz é palco para os
lançamentos das principais marcas internacionais e, neste ano, conta com uma
participação bem verde e amarela: Mateus Nudelmann. O jovem estilista
curitibano, de 25 anos, foi um dos 10 nomes selecionados para participar do
Flying Solo New York, espaço criado para divulgar a cena independente de moda
internacional. Da seletiva em 26 países, Mateus é o único representante
brasileiro e tem a Keune no Brasil como patrocinadora oficial.
"Estou em êxtase, muito feliz. Não
vou dizer que eu não queria e esperava, mas foi antes do que eu imaginava, com
certeza. É o maior evento de moda do mundo, então, é incrível para mim",
conta o estilista. Na cidade francesa, Mateus vai lançar uma coleção que
homenageia a flora e fauna amazônicas. São oito vestidos de festa super
conceituais, com bordados, pedrarias e outros acabamentos da alta costura, além
de cores bem brasileiras. Quatro peças carregam estampas da
natureza criadas e pintadas à mão pela artista plástica Simone Campos, mãe de
Mateus. "Tenho uma ligação muito forte com a minha mãe, a gente se dá
muito bem e já fizemos coleções juntos antes. Ela é bem romântica, gosta de
floral, tem uma pegada bastante feminina, então casa muito bem com o meu
trabalho", explica o estilista. No backstage, o curitibano vai contar
com o portfólio de finalizadores da linha Keune Style, um dos mais completos do
segmento profissional. Para Mateus, a finalização do cabelo é a continuação do
vestido, um detalhe essencial para compor o visual da mulher e ajudar a
explicar o conceito da coleção. O desfile dele, em parceria com a Keune, está
marcado para acontecer no dia 3 de outubro, sábado, às 15h. Assim como a Keune, Mateus trabalha com
a missão de revelar a melhor versão de cada cliente. A parceria dele com a
marca de cosméticos profissionais para cabelos vem para comprovar que moda e
cabelo andam de mãos dadas. "Nós vimos no Mateus a oportunidade de fazer
parte de um sonho que tem muita conexão com a marca Keune. Nós valorizamos
muito a personalização e o atendimento com um toque pessoal. Acreditamos que é
imprescindível para revelar a melhor versão de cada um", acrescenta
Silmara Perla de Oliveira, diretora de Marketing e Capacitação da Keune Brasil.
"Nós, da Keune, nos sentimos honrados em participar desse momento tão
importante para a carreira do Mateus, de apoiar o crescimento profissional de
um jovem artista talentoso, criativo e que valoriza a brasilidade",
declara o presidente da Keune no Brasil, Gerson Raskin. Valorizar a liberdade criativa e os próprios artistas é uma das vertentes de atuação da Keune no Brasil e no mundo. "Como empresa, nos preocupamos em oferecer as melhores ferramentas para o profissional desempenhar seu trabalho com qualidade e criatividade. Cada profissional pode expressar seu talento em design, cor e textura muito além das versões comerciais. É nossa essência e também a do Mateus", garante Silmara. Para o estilista, participar da PFW é uma grande oportunidade para divulgar ainda mais o seu trabalho tão diferenciado. É também uma excelente porta de entrada para o mercado internacional, algo que está no radar dele. A oportunidade de participar da semana de moda mais famosa do mundo veio pelo Instagram. "Entraram em contato comigo perguntando se eu tinha interesse em me inscrever. O problema é que na inscrição eu já deveria enviar todos os croquis", conta. A partir daí, foi uma corrida contra o tempo para criar do zero uma coleção completa e inédita. Em 10 dias, Mateus tinha todos os desenhos prontos.
O "rei" das festas Faz apenas cinco anos que Mateus abriu
seu próprio ateliê em um dos bairros mais tradicionais de Curitiba, o Batel.
Ainda assim, a relação do jovem estilista com a moda já não é de hoje.
"Sempre fui fascinado por festa, brilho, tecido. Minha avó costurava vestidos
e eu sempre tive certeza que era isso que eu queria fazer", conta. A sua primeira criação, aliás, foi para
a mãe, hoje parceira de trabalho. Aos 17 anos, Mateus foi morar em Paris,
estudou e voltou a Curitiba, onde criou seu ateliê que hoje é presença
constante nas festas mais badaladas da cidade. "Curitiba é uma cidade
ótima para trabalhar com vestidos de festa, é um público que gosta de se vestir
bem e não gosta de repetir vestido", explica. Cada peça é única e
personalizada de acordo com o gosto e as preferências da cliente. Por ano, Mateus lança duas coleções
cápsulas que ficam expostas no ateliê no sistema "ready to wear".
Ainda assim, a maior parte da sua clientela vem de outras cidades como São
Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Nova Iorque, além de países da Europa
como Portugal e Alemanha. A distância não é um problema para o estilista.
"A internet me dá brecha para trabalhar em vários estados e possibilita
fazer um vestido 100% à distância. Escolher o tecido, o tipo de bordado, tirar
os tamanhos... Só peço que a cliente venha pelo menos uma vez a Curitiba, para
provar", declara o jovem estilista. |
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