Navegação

Instituto Moreira Salles anuncia 10ª edição do Dia D, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade

                                      Carlos Drummond de Andrade. Foto: Divulgaçã

O Instituto Moreira Salles organiza desde 2011, o Dia D – Dia Drummond. A programação especial é realizada no dia do aniversário do escritor Carlos Drummond, que nasceu na cidade de Itabira (MG), no dia 31 de outubro de 1902.
 
Para celebrar o aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade, o site do o Instituto Moreira Salles oferece gratuitamente um curso ministrado por José Miguel Wisnik e os filmes Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade e Consideração do poema

A partir de seu ensaio A maquinação do mundo (Companhia das Letras, 2019) José Miguel Wisnik, ensaísta, músico e professor, apresenta em três aulas gratuitas a presença de Itabira nos poemas e textos memorialísticos de Drummond. Passa também pelos quiprocós que resultaram na criação da Companhia Vale do Rio Doce e na sua consequente ação sobre o pico do Cauê, o que desencadeou a reação de Drummond em poemas, crônicas e textos jornalísticos de intervenção. A abordagem chega, enfim, ao exame do poema "A máquina do mundo". 

Ilustrado com imagens e reproduções de poemas, o curso não se propõe a ser apenas uma verificação esquemática das correspondências entre o texto poético e os fatos históricos. Wisnik, mas, não deixa de observar a atualidade das duras críticas de Drummond, quando Itabira – mas também o Brasil e o mundo – se depara com as tragédias de Mariana e Brumadinho. 

Lançados pelo IMS em DVD em 2012 e 2014, respectivamente, os filmes Consideração do poema e Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade serão disponibilizados gratuitamente no site diadrummond.com.br

Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho, Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade reúne quatro importantes escritores contemporâneos: Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. O primeiro faz as vezes de narrador, contando fatos marcantes da vida de Drummond, enquanto os outros pontuam a cronologia com leituras de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. É um retrato do poeta e do homem, reconstituído no filme com humor, ironia e emoção. Do nascimento à morte, um gênio de muitas faces: mineiro, brasileiro, universal, moderno, eterno. 


Consideração do poema reúne leituras de poemas de Drummond realizadas por poetas, escritores, compositores, atores, intelectuais e outras figuras públicas. Entre elas: Fernanda Torres, Jorge Mautner, Milton Hatoum, Laerte, Drica Moraes, Caetano Veloso, Nuno Ramos e Chico Buarque. A direção é de Eucanaã Ferraz, Flávio Moura e Gustavo Rosa de Moura, e fotografia de Alexandre Wahrhaftig

Em sua décima edição, o Dia D – Dia Drummond mostra que a data de nascimento do poeta passe a integrar o calendário cultural do país, promovendo e difundindo a obra do escritor, que tem parte de seu acervo sob a guarda do IMS desde 2011.

De acordo com o poeta Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS, "festejar o aniversário de Carlos Drummond de Andrade é, em primeiro lugar, um modo de solicitar atenção constante para uma obra inestimável. Mas acredito que é também uma maneira de trazer a primeiro plano toda a poesia escrita em língua portuguesa. É, portanto, uma festa da língua, considerada no seu âmbito mais excepcional: a poesia."

O IMS convida parceiros e amigos para comemorar a data. Assim como nos anos anteriores, tanto a programação do IMS como a das instituições parceiras estarão disponíveis no site diadrummond.com.br.


Serviço

Dia D – Dia Drummond
Curso online
Drummond e a maquinação do mundo
com José Miguel Wisnik
3 aulas em vídeo disponíveis em diadrummond.com.br a partir de 31 de outubro
As aulas terão interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas em português
Gratuito

Exibição online
filme Consideração do poema
direção de Eucanaã Ferraz, Flávio Moura e Gustavo Rosa de Moura, fotografia de Alexandre Wahrhaftig.
Brasil | 2012, 71", Digital
disponível em diadrummond.com.br a partir de 31 de outubro
Gratuito

Exibição online
filme Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade
roteiro e direção de Eucanaã Ferraz, fotografia de Walter Carvalho.
Brasil | 2014, 65", Digital disponível em diadrummond.com.br a partir de 31 de outubro
Gratuito


Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia