Navegação

Frevo e Carimbó se encontram em evento online do Paço do Frevo


Segunda edição do Observatório Digital do Frevo será Online no Paço do Frevo.  
Foto: Andrea Rego Barros


Norte e Nordeste estarão na segunda edição do Observatório Digital do Frevo, Espaço virtual para debates, interlocuções e pesquisas sobre o frevo, cultura popular e temas afins, promovido pelo Paço do Frevo. 

 O evento vai mostrar "Frevo, Carimbó e seus saberes compartilhados: Fazer para aprender, aprender para multiplicar", o evento discutirá a transmissão de conhecimentos e o processo de formação do Frevo, expressão cultural genuinamente pernambucana, e do Carimbo, ícone da cultura paraense. 

O encontro online será na quarta-feira (28), das 14h30 às 16h30. A programação será gratuita e aberta ao público, que também poderá levantar dúvidas e conversar sobre cada expressão. Para participar do debate, é necessária inscrição prévia no link: www.tinyurl.com/frevoecarimbo. Os inscritos receberão um email com link de acesso à sala de debates antes do evento.

O debate será realizado por Isaac Loureiro, pesquisador, ativista das culturas populares amazônicas e membro da Irmandade do Carimbó (PA); e Gil Silva, passista de frevo, professor e fundador do projeto Sertão Frevo, que ensina o passo para crianças do interior de Pernambuco. A mediação do debate será feita por Vanessa Marinho, pesquisadora, historiadora e coordenadora de Conteúdo do Paço do Frevo. 

Gil Silva é formado em engenharia Agronômica pela UFRPE, tem 47 anos, dos quais 24 são dedicado ao frevo. Foi aluno do Mestre Nascimento do Passo, estando com ele de 1996 até 2009. Participou do documentário de António Carlos Nóbrega, "Bancas Brasileiras", e fez outros diversos trabalhos com o Frevo. Atualmente mora em Serra Talhada - sertão do estado de Pernambuco - onde desenvolve um trabalho com o frevo chamado "Sertão Frevo", que ganhou em 2020 o prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, classificado em primeiro lugar na categoria formação com o trabalho "Reconstruindo Memórias da Nossa Cultura", trabalho este que circulou em diversas escolas do sertão do Pajeú.

Isaac Loureiro é Paraense, 40 anos, pesquisador e ativista das culturas populares tradicionais amazônicas, produtor cultural, consultor técnico na área de gestão cultural, membro da Irmandade do Carimbó de S. Benedito de Santarém Novo/PA, produtor do grupo "Os Quentes da Madrugada", coordenador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro (movimento criado em 2005 pelos grupos e comunidades carimbozeiras do Pará e responsável pelo reconhecimento do Carimbó como patrimônio imaterial bradileiro em 2014), também fez parte do Colegiado Setorial de Culturas Populares e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura de 2010 a 2013. 

A Coordenadora de Conteúdo do Paço do Frevo/IDG, Vanessa Marinho, mestre em História (UFPE), pesquisadora e educadora, atua em museus desde 2006, com trabalhos sobre Educação Museal, Cultura Afrobrasileira e Patrimônio. Pesquisadora nos INRCs Ursos de Carnaval e Afoxés de Pernambuco, dentre outros projetos.

O Paço do Frevo é um espaço de incentivo à difusão, à pesquisa, e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de seis anos, recebeu quase 650 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas. Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O projeto conta com o patrocínio master do Itaú, apoio cultural do Itaú Cultural e apoio Grupo Globo através do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 


Serviço:

Observatório Digital do Frevo
Tema:
"Frevo, Carimbó e seus saberes compartilhados: Fazer para aprender, aprender para multiplicar"
Data e horário:
28/10/2020, das 14h30 às 16h30
Participantes:
Aberto ao público de estudiosos, pesquisadores, profissionais, representantes de instituições de pesquisa e pessoas direta ou indiretamente envolvidas com o frevo e seu universo.
Inscrições:
O evento acontecerá em uma plataforma digital de videoconferência. Favor ter atenção ao preenchimento correto do seu e-mail, pois toda a comunicação, inclusive o link para acesso à sala no dia do evento, será realizada através dele.
Acesso:
Reunião on-line via Zoom
Informações:
(81) 3355-9504
Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia