Navegação

É hoje: (16/10) as 23h Live sobre a Arte de Ver a Dança com Antonio Laginha


O Doutor em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, Portugal, António Laginha será o palestrante na Live sobre 'A Arte de Ver a Dança˜, no horário das 23 horas (Brasil) e 19 horas (Portugal ). 

Nascido em Loulé, em Portugal, Laginha é Mestre em Belas Artes/Dança pela Universidade de Nova Iorque e Licenciado em Arquitectura para Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Formou-se em Dança no Conservatório Nacional no Curso Especial de Dança, nos cursos da Fundação Calouste Calouste Gulbenkian e na Juilliard School de Nova Iorque (BFA). 

Foi bailarino e coreógrafo do Ballet Gulbenkian e da Companhia Nacional de Bailado, e de alguns grupos portugueses e companhias norte-americanas. Foi membro fundador e o primeiro mestre de bailado da Companhia de Dança de Lisboa, docente da Escola Superior de Dança, do Instituto Universitário D. Afonso III e da Academia de Dança de Setúbal, entre outras instituições em Portugal e na Harkness House (Nova Iorque), Universidade de Curitiba, Universidade de Minas Geraes (Belo Horizonte) e Centro Cultural Las Condes (Santiago do Chile).

Muito querido pelos brasileiros, Laginha já fez parte de júris de concursos nacionais e internacionais, entre eles o Festival de Joinville - 1990, no Brasil. Já esteve realizando conferências em diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Pesquisador, possui trabalhos em produção. Organizou inúmeras exposições e tem feito conferências sobre a temática da dança numa base regular, em Portugal (Faculdade de Arquitectura do Porto, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Lusófona, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade da Madeira, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Escola de Artes do Funchal, Conservatório Nacional, Centro de Artes e Espectáculos de Alcobaça e Óbidos e Liceu de Oeiras, entre outros) e ainda no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na Yeditepe Universitesi, em Istambul e na Universidade de Varsóvia. 

Em 1998 fundou e, desde então, dirige a Revista da Dança e, em 2001, abriu o Centro de Dança de Oeiras, a cuja direção preside e onde lecciona e dirige o Núcleo de Pesquisa e Documentação de Dança.

Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios dos quais se destaca a Medalha de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras, em Junho de 2006.

A apresentação de Antonio Laginha, hoje (16/10) faz parte da programação Dança in Foco Online, que já teve a participação de Eliana Caminada, sobre Dança Clássica (dia 13/10), Dança Educacional com Fávia Burlani (dia 14/10) e Jazz no Brasil com Marcela Benvegnu.

Para participar da Live acesse no Instagram: @artesdopalco


Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia