A primavera e o outono chegaram aos seus respectivos hemisférios e ao mundo da moda de uma forma bem mais discreta do que nos anos passados. A pandemia enfrentada por todo mundo afeta também o mundo da alta costura, mas ao mesmo tempo a expectativa para o fim do ano renova a esperança e otimismo para retomar, dentro do possível, às velhas rotinas.
Sair de casa é um velho hábito
que ainda está começando a ser retomado pela sociedade. E ir às compras para
renovar o guarda-roupa não é ainda uma prioridade para muitos. Mas, conforme
lembra a Personal Stylist, Filipa Diniz, "visualizar as principais
tendências da nova estação e idealizar como é que as podemos pôr em prática assim
que tudo isto voltar ao normal, é possível e pode ser feito através de dentro
de casa".
Para esta final reta final de
2020, a sustentabilidade tem liderado grande parte das discussões na indústria
da Moda. "Hoje é importante perceber como é que a pegada ecológica de uma
marca pode ser potencializada. Quão verde é o desfile? Quão sustentável é a
visão? Quão circular é a economia? Estas questões ecoam mais alto do que
qualquer tendência anunciada nas passarelas de Nova Iorque, Londres, Milão e
Paris", detalha Filipa.,
Filipa lembra que a moda está
cada vez mais consciente de si e daquilo que pode fazer para minimizar o seu
impacto no planeta. "Entre as marcas que já anunciaram esse compromisso
temos Gabriela Hearst que apresentou a sua coleção num desfile totalmente
carbon-neutral". Já a Gucci anunciou uma meta para atingir a neutralidade
das emissões de carbono através de uma combinação de redução e compensação de
todas as emissões de carbono da marca. Marine Serre é uma grande adepta do
upcycling. Stella McCartney apostou em novos materiais. A Dior usou árvores na
passerelle que depois iriam ser plantadas em zonas urbanas da cidade luz. E a
dupla Justin Thornton e Thea Bregazzi, da Preen by Thornton Bregazzi,
idealizaram algumas peças com os excedentes de tecidos das estações anteriores.
Mas, e a roupa? Em suma, as
marcas estão a apostar cada vez mais na sua identidade e em peças de
assinatura. Em Lisboa, a Charmers Lisbon é um espaço onde pode se encontrar
estas peças que se tornarão as tendências para os próximos meses: "apostar
em clássicos é importante, o que não deixa de ser uma boa notícia para os
staples do nosso guarda-roupa: o denim, os trench-coats e todas aquelas camisas
que ainda não usou, têm agora um momento para brilhar através de novas combinações",
finaliza Filipa.
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