Navegação

Novos Porsches da Stuttgart Motorsport são atrações na abertura do Endurance Brasil 2020


A largada será dada às 11:30 e a prova terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV2, com narração de Everaldo Marques e comentários de Felipe Giaffone.

Coluna Fácil: Mário Pinho
Acabou a espera. Depois de quatro meses de paralisação causada pela pandemia do COVID-19, o Endurance Brasil fará a abertura da temporada 2020 neste sábado (1º de agosto) em Interlagos. E uma das atrações é a estreia do novo Porsche 911 GT3 R da equipe Stuttgart Motorsport. O carro que será pilotado por Marcel Visconde e Ricardo Mauricio tem diversas evoluções em relação ao modelo homônimo usado pela dupla na conquista do título do Endurance Brasil de 2017. A outra será a presença do único Porsche 935 existente no Brasil. O carro inspirado no 935 de competição das décadas de 1970 e 1980 fará duas voltas de apresentação à frente dos participantes da prova.


Marcel Visconde e Ricardo Mauricio estão confiantes no bom desempenho do novo Porsche 911 GT3 R. "Ele é muito parecido com o 911 GT3 R anterior, mas trata-se de um projeto totalmente refeito", resume Visconde. Externamente, o novo 911 GT3 R mantém a silhueta clássica do modelo 911, mas com diferenças em diversos detalhes: faróis e luzes auxiliares dianteiras, entradas de ar, espelhos retrovisores, suporte da asa traseira, difusor traseiro e posição das saídas do escapamento. No capô dianteiro, uma mudança importante é a presença de dois bocais do tanque de combustível, um em cada lado. O bocal operante é escolhido de acordo com a posição da garagem de box em relação ao sentido da pista (à esquerda ou à direita) e tem acesso facilitado em comparação com o bocal central do 911 GT3 R anterior. Nesta temporada, o carro da Stuttgart Motorsport terá uma decoração totalmente nova nas cores branco, vermelho e amarelo.


O motor mantém a arquitetura tradicional do Porsche 911: 6 cilindros contrapostos. Com 4.000 cm³, possui sistema de injeção direta e ajuste contínuo e variável dos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão. Isso contribui para maior eficiência energética, um fator que pode ser decisivo em provas de longa duração. A potência declarada pela Porsche é "acima de 550 HP".


Outra novidade é o câmbio (de seis marchas, como antes) com acionamento por meio de borboletas no volante e não mais pela alavanca sequencial posicionada no assoalho. A embreagem passa a ter controle eletroidráulico, eliminando a necessidade de existência de pedal. Para partir da imobilidade, usa-se um botão de saída acionado eletronicamente. A tração é enviada ao eixo traseiro, que passa a ter rodas com diâmetro de 680 mm (30 mm maior que antes).


No cockpit, mais mudanças. O banco é fixo e o ajuste à compleição física de cada piloto passa a ser feito por meio do deslocamento da pedaleira, ao contrário do que acontecia no 911 GT3 R utilizado pela Stuttgart Motorsport até 2019. Banco, painel digital e volante são novos e toda a estrutura redesenhada para oferecer ainda mais segurança ao piloto.

Com o novo Porsche, a Stuttgart Motorsport espera repetir os bons desempenhos alcançados em 2017, 2018 e 2019. Além do título de 2017, a equipe recebeu a bandeirada em 21 das 22 corridas que disputou no período, tendo completado 99,48% das voltas possíveis com 100% de confiabilidade − ou seja, nenhuma falha mecânica afetou o carro em competição.

Porsche 935 - A presença do Porsche 935 da Stuttgart Motorsport dará ao público que acompanhar a corrida pelo SporTV2 ou pelo site endurancebrasil.com uma rara oportunidade de apreciar o modelo em ação. Trata-se de um carro muito especial: apenas 77 unidades foram produzidas pela Porsche. A que estará em Interlagos, com placa de identificação de número 4, é a única existente na América Latina.

O 935 foi inspirado no modelo homônimo que venceu diversas corridas importantes (entre elas a 24 Horas de Le Mans de 1979) nas décadas de 1970 e 1980. Na versão atual, o motor biturbo de seis cilindros contrapostos de 3.800 cm³ desenvolve 700 HP de potência. O carro foi desenvolvido como modelo de corrida livre (sem seguir um regulamento de categoria existente atualmente) e não é homologado para uso em vias públicas.

Durante o fim de semana, o Porsche 935 ficará em vaga especialmente delimitada no box da Stuttgart Motorsport, como se fosse um participante da corrida. Antes da largada, o carro vai liderar o grid do Endurance Brasil em duas voltas de apresentação. A Stuttgart Porsche também colocará na pista o Safety Car (911 Carrera) e o Medical Car (Macan). 
Header
Sobre a Stuttgart Porsche

A Stuttgart iniciou suas operações como concessionária autorizada Porsche. Entre outubro de 1997 e junho de 2015, a empresa foi importadora oficial da marca alemã no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito concessionárias em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife.

Sobre a Stuttgart Motorsport

A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).


Facebook.com/stuttgartporsche

Instagram.com/stuttgartporsche

Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia