Navegação

Operação do Governo Federal e LATAM para combate à COVID-19 bate recorde


Operação especial do Governo Federal e LATAM para combate à COVID-19 bate recorde de 135 milhões de máscaras transportadas

Cronograma de 44 voos previstos para trazer insumos médicos da China para o Brasil chegou a metade com 620 toneladas de material entregue.

LATAM Airlines Brasil e o Ministério da Infraestrutura chegaram nesta terça-feira (16) ao recorde de 135 milhões de máscaras cirúrgicas e N95 transportadas da China ao Brasil para auxiliar no combate à COVID-19. A operação, até então inédita no País, começou em maio e completou ontem (16) 50% de sua programação inicial, com a realização do 22º voo de um total de 44 previstos.

Para que esse transporte fosse possível, a LATAM desenvolveu uma logística especial e passou a voar com destino à China pela primeira vez na história do Grupo, preparando cuidadosamente suas aeronaves e equipes para essa megaoperação.

Cerca de 300 colaboradores foram responsáveis por essa operação. Em terra e no ar, mecânicos (as), pilotos e copilotos, despachantes operacionais, funcionários (as) de carga, coordenadores, planejadores e supervisores cruzaram os céus para abastecer o Brasil em meio à pandemia.


As 620 toneladas de insumos, que poderiam encher 2,5 campos de futebol*, voaram 1.054 horas e percorreram cerca de 900 mil quilômetros - o suficiente para dar mais de 141 voltas na Terra (raio Equatorial). Enfrentaram jet lag, pois passaram por mais de 11 fusos horários diferentes nesta jornada. Xangai, Guangzhou, Xiamen, Amsterdã, Auckland, Santiago e São Paulo são alguns dos destinos utilizados para combinações de percurso dos voos.

As cinco aeronaves modelo B777-300ER utilizadas, ao contrário do que muitos imaginam, não são cargueiros. Elas são aeronaves originalmente de passageiros, que tiveram seus interiores pensados e adaptados para transportarem as caixas de máscaras não só nos porões, mas também sobre os bancos, no espaço entre as poltronas e nos compartimentos de bagagem. Tudo preparado e protegido para garantir que avião e a carga cheguem intactos.

“Desde que assumimos a importante missão de viabilizar a logística no enfrentamento à Covid-19, o Ministério da Infraestrutura vem trabalhando de forma incansável para apoiar o Ministério da Saúde, os governos estaduais e as prefeituras, garantindo que esses equipamentos cheguem com agilidade aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à pandemia

Disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

“Chegamos à metade de nossos transportes em parceria com o Governo Federal e é uma satisfação saber que estamos trabalhando em prol da saúde no Brasil e oferecendo toda nossa expertise nessa luta contra o Coronavírus. Reinventamos nossa operação e mobilizamos nossas equipes para atender a um objetivo maior”

Afirma Diogo Elias, diretor da LATAM Cargo Brasil. 


*Medida considerada de 105 x 70 metros.

· Raio- x :

  • 22 voos China- Brasil

  • 135 milhões de máscaras

  • 620 toneladas - volume que poderia encher 2,5 campos de futebol

  • 300 colaboradores (as) envolvidos

  • Equipes formadas por: Mecânicos (as), despachantes operacionais, pilotos, copilotos, supervisores, coordenadores, planejadores, funcionários (as) de carga e apoio em solo

  • 1.054 horas voadas

  • 900 mil quilômetros percorridos - o suficiente para dar mais de 141 voltas no globo terrestre (raio Equatorial).

  • 5 aeronaves modelo B777-300ER utilizadas

  • 11 fusos horários diferentes

  • Destinos utilizados para combinações de percurso dos voos: Xangai, Guangzhou, Xiamen, Amsterdã, Auckland, Santiago e São Paulo


Sobre LATAM Airlines Group S.A

O Grupo LATAM Airlines é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina e um dos maiores do mundo em conectividade. Oferece serviços aéreos para 145 destinos em 26 países, e está presente em seis mercados domésticos da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru) e mantém operações internacionais na região e para Europa, Estados Unidos, Caribe, Oceania, África e Ásia.

O Grupo LATAM Airlines tem mais de 42 mil funcionários e opera aproximadamente 1.400 voos diários e mais de 74 milhões de passageiros transportados ao ano.

Com uma frota jovem e moderna, o Grupo LATAM Airlines conta com 332 aviões, incluindo Boeing 787, Airbus A350, A321 e A320neo como os modelos mais modernos em suas categorias.

O Grupo LATAM Airlines é o único grupo de companhias aéreas da América e um dos três no mundo a ingressar no Índice de Sustentabilidade Dow Jones World, pelo sexto ano consecutivo, tendo sido reconhecido por suas práticas sustentáveis, com base em critérios econômicos, sociais e ambientais.

As ações do Grupo LATAM Airlines são negociadas na bolsa de Santiago e na bolsa de Nova York em forma de ADRs.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia