
Município de Guaramiranga - Ce
Artigo do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo
É avaliação geral que a pandemia do coronavírus vem provocando de maneira intensa a desaceleração da economia global. No Brasil, a situação não é diferente. Empresas de todos os portes, em especial os pequenos negócios, são atingidas pela redução do consumo e, consequentemente, do faturamento, dificultando sobremaneira a capacidade de pagamento de trabalhadores e fornecedores. Acentue-se que as micro e pequenas empresas são as mais penalizadas, pois a esmagadora maioria não possui reservas financeiras que garantam o funcionamento delas por longos períodos.
Este cenário adquire evidência ainda maior ao se observar que os pequenos negócios correspondem a quase a totalidade das empresas formalizadas nos municípios; os pequenos negócios colaboram para a redução da pobreza por meio da geração de empregos, absorvem uma parcela significativa da mão-de-obra local; os pequenos negócios contribuem para o aumento da arrecadação municipal e inclusão socioambiental.
Por conta dessas circunstâncias, há grandes desafios a serem vencidos sob a responsabilidade dos gestores municipais. Além da missão primeira de zelar pela saúde, educação e assistência social dos munícipes, estes gestores têm que executar ações destinadas a cooperar com as micro e pequenas no enfrentamento e superação da crise econômica, social e sanitárias provocada Covid-19.
Ações simples como a organização de redes colaborativas de apoio aos pequenos negócios envolvendo os sujeitos políticos, econômicos e sociais; priorização dos pequenos negócios nas compras públicas; criação de programas de estímulo ao consumo das empresas locais e centrais de negócios. Ações com potencial de impacto benéfico na economia local.
Visando cooperar com os Gestores Públicos quando ao desenvolvimento destas e de outras ações voltadas ao apoio e desenvolvimento do pequenos negócios, o Sebrae/CE e a Associação dos Municípios do Ceará (APRECE), em parceria, lançaram, ontem (3/6) o e-book Ações Municipais de apoio às Micro e Pequenas Empresas destinado a envolver a Sociedade e o Poder Público na busca de fortalecer os pequenos negócios, os quais representam quase um terço do PIB Brasileiro.
Comprometidos com essa causa, os técnicos do Sebrae, em todo o estado do Ceará, estão à disposição dos prefeitos, gestores municipais, organizações e lideranças da sociedade civil de modo a orientá-los naquilo que diz respeito ao planejamento e implementação de procedimentos e medidas que ajudem a sobrevivência e a prosperidade dos microempreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequenos porte.
Vencer esse desafio é um encargo que requer do conjunto das forças sociais, políticas e econômicas, empenho redobrado e essencialização das Ações Colaborativas voltadas para garantir o Desenvolvimento Municipal com diminuição das desigualdades Sociais, Valorização do Patrimônio Cultural e Preservação dos Recursos Ambientais.

por Joaquim Cartaxo
Arquiteto Urbanista e Superintendente do Sebrae/CE
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia