Navegação

O governo colombiano deve salvar a Avianca por causa do COVID-19?


Atualmente, a companhia aérea possui mais de 140 aviões no solo, com receita zero.

A Avianca destaca que, desde 23 de março, quando entrou em vigor a proibição de vôos internacionais ordenados pelo governo colombiano e posteriormente estendidos a nacionais, a companhia aérea não voa para nenhum destino. ( Flickr )

Em nome do COVID -19 e do choque na economia mundial, a Companhia Aérea Avianca teria pedido ao governo colombiano um resgate econômico , fato que, sem dúvida, se tornou controverso, porque envolve a colocação de dinheiro público em uma empresa privada.

De acordo com um estudo do centro 'Fundação para o Ensino Superior e Desenvolvimento' (Fedesarrollo), a economia colombiana nos próximos meses do ano não será a melhor devido à emergência de saúde. Segundo estimativas, haverá uma contração que não será inferior a 2,7%. Por esse motivo, começaram a ser discutidas as implicações financeiras que as companhias aéreas locais terão após encerrar suas operações por mais de um mês.

A Avianca destaca que desde 23 de março, quando a proibição de vôos internacionais entrou em vigor - ordenada pelo governo colombiano - e depois estendida a destinos nacionais, a companhia aérea não voa, o que afetou as finanças da empresa. Segundo o executivo da Avianca Holdings, Anko van der Werff, eles têm mais de 140 aviões em terra, com renda zero, afirmando que a única renda é por carga, o que representa menos de 10%. E ele ficou claro ao apontar que "as companhias aéreas precisam de uma bóia salva-vidas" porque sua situação é "crítica".

Deve-se notar que a Avianca, apesar de ter sido criada há cem anos no norte da Colômbia, Barranquilla, é composta principalmente de capital estrangeiro e está domiciliada no Panamá, portanto não seria uma empresa estritamente nacional.

O governo colombiano deve salvar a Avianca?

As preocupações econômicas da Avianca são legítimas, pois o cenário no curto e médio prazo é bastante preocupante para a empresa. Daí a razão de solicitar ajuda do governo Iván Duque como resultado da paralisia de suas operações, levando também em consideração o efeito sobre o emprego, que chega a mais de mil no país.

Atualmente, a companhia aérea é a única no país com reconhecimento legal da posição dominante. Isso significa que a Avianca tem uma capacidade maior de operar no mercado do que seus outros concorrentes, atraindo mais clientes. Apesar de esse número ser permitido, o abuso dessa posição é proibido e sancionado pela Constituição e pela Superintendência da Indústria e Comércio (SIC).

Para o economista Martín Jaramillo, o governo de Duque não deve usar recursos públicos para salvar a Avianca, que tem sido mal administrada e mal classificada por muitos anos. "Assim como as empresas privadas têm direito a seus ganhos quando vão bem, elas também possuem seu destino quando dá errado", disse ele.

"Considero válidas as preocupações de alguns sobre o importante papel que a Avianca desempenha na economia colombiana, mas não considero válida a solução que eles propõem. Para ter um setor aeronáutico robusto, é mais útil abrir a concorrência do que perpetuar os oligopólios ”.

E acrescentou que os recursos públicos - que são escassos devido à situação - não devem ser usados ​​para salvar os detentores de dívida internacionais. "Quem quer salvá-la, convido-os a comprar ações da Avianca com sua contribuição, mas não pretendem forçar o resto", afirmou.

Da mesma forma, o político libertário Daniel Raisbeck falou sobre a controvérsia e sustentou que "não há razão para que o contribuinte colombiano salve qualquer empresa privada, especialmente as que entraram nessa crise com finanças terríveis".

Desaparecimento entre Duque e Avianca devido ao início das operações.

Desde que o presidente Iván Duque anunciou a extensão da quarentena na Colômbia até 11 de maio, muitos esperam que a quarentena seja permanentemente levantada. Um dos principais argumentos é que a situação econômica se tornou insustentável.

Enquanto isso, a Avianca oferece voos domésticos a partir de 11 de maio, mas eles não foram autorizados pela ordem direta de Duque, afirmando que quem determinará quando proceder será o governo e não as empresas.

"Quero ser muito claro: nenhuma companhia aérea está autorizada a vender passagens na Colômbia após 11 de maio", disse o presidente.

Duque reiterou o que já havia dito há alguns dias, nem vôos domésticos nem internacionais serão permitidos até o final da emergência sanitária que ocorre até 30 de maio.


Por outro lado, as ações da Avianca para 1º de maio caíram no mercado de ações dos Estados Unidos -11,82%, e em 2019 a companhia aérea diminuiu seus passageiros. Segundo a Valora Analitik, a Avianca mobilizou um número de 2.470.119 passageiros em setembro de 2019, 2,1% menos do que os passageiros transportados no mesmo mês de 2018.

Apesar do fato de as ações da Avianca terem caído nos últimos meses, a companhia aérea disse que não considerou a possibilidade de deixar o mercado de ações.

Quando começamos o PanAm Post para tentar trazer a verdade sobre a América Latina para o resto do mundo, sabíamos que seria um grande desafio. Mas fomos recompensados ​​pela incrível quantidade de suporte e feedback dos leitores que nos fizeram crescer e melhorar.
Faça parte da missão de espalhar a verdade! Ajude-nos a combater tentativas de silenciar vozes dissidentes e contribuir hoje.
PROMOVIDO
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia