Navegação

Países do BRICS concordam em reforçar cooperação no combate ao Covid-19

Foto combinada mostra que o Conselheiro de Estado e Ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi participa da Conferência Extraordinária dos Ministros das Relações Exteriores do BRICS sobre Covid-19 via link de vídeo em Beijing (Xinhua / Pang Xinglei)

Os países do BRICS concordaram na noite da terça-feira em aumentar a colaboração no combate à pandemia do Covid-19.

O consenso foi alcançado durante a Conferência Extraordinária dos Ministros das Relações Exteriores do BRICS sobre Covid-19 via link de vídeo, que foi presidido pelo Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e reuniu o Ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi, o ministro das Relações Exteriores do Brasil Ernesto Araujo, ministro de Relações Exteriores da Índia S. Jaishankar e o ministro de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor.

Wang pediu aos países do BRICS que "tomem a decisão certa e façam a coisa certa", pois o Covid-19 colocou a vida e a saúde de pessoas em todo o mundo sob uma grave ameaça.

"Precisamos defender o Multilateralismo e a Abordagem de Consulta e Cooperação para benefícios compartilhados na Governança", disse Wang.

Ele incentivou os países a melhorarem a coordenação em políticas macroeconômicas e a continuar a coordenação para manter o funcionamento seguro e tranquilo das cadeias industriais e de suprimentos globais.

No futuro, a China está pronta para intensificar o compartilhamento de informações e experiências com os países do BRICS e realizar pesquisa e desenvolvimento conjuntos de medicamentos e vacinas com base no respeito à soberania e às condições de cada país, disse Wang.

Os países do BRICS, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, devem apoiar os órgãos da ONU no desempenho de seus papéis no combate ao Covid-19, destacou.

Ele também expressou o apoio da China na presidência da Rússia e sua iniciativa de formular uma Estratégia para a Parceria Econômica do BRICS 2025.

Durante a reunião, os Ministros das Relações Exteriores realizaram uma profunda troca de opiniões sobre a Salvaguarda do Multilateralismo, o Combate ao Covid-19 e a Promoção da Cooperação do BRICS. Eles concordaram em intensificar o compartilhamento de informações e experiências, promover a Colaboração na Pesquisa de Medicamentos e Vacinas, contribuir para a Segurança Global da Saúde Pública e minimizar os Efeitos Negativos da Pandemia.

Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia