Navegação

Toyota registra novo SUV compacto no Brasil mirando Renegade & Cia

Baseado em modelo da Daihatsu, Toyota Raize tem menos de 4 metros de comprimento.



A Toyota não comenta muito sobre seu futuro SUV compacto que será produzido em Sorocaba (SP) a partir de 2021. Embora tenha mostrado o Toyota Raize no Japão, o crossover seria pequeno demais para o nosso mercado, motivo da fabricante desconversar sobre suas chances de vir para cá. No entanto, a marca japonesa começou a registrar o modelo aqui no Brasil.


A estratégia adotada é a mesma que vimos em lançamentos anteriores, ou seja, para não revelar a sua intenção de uma vez, fa os registros de peças e outros componentes separados e em lotes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Neste momento, as imagens do registro mostram apenas o para-choque dianteiro e os faróis do novo Toyota Raize. O que chama a atenção é o fato do pedido ter sido feito em nome da Daihatsu. Vale lembrar no entanto que se trata do irmão Rocky, que será vendido ao lado do Raize no Japão. Embora tenha tentado disfarçar, as peças não são da versão da Daihatsu, mas sim da Toyota, evidenciado pela grade diferente, pela área dos faróis de neblina e por ter o logo separado da entrada de ar.

Mais sobre o SUV compacto da Toyota

O Raize foi revelado em novembro de 2019, como o primeiro modelo a usar a plataforma DNGA, uma derivação da TNGA do Corolla que foi desenvolvida pela Daihatsu para ser usada em carros mais baratos. Mede 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos, enquanto o peso total é de 970 kg. Apesar das medidas, tem um porta-malas de 369 litros.

A ideia por trás do Raize é oferecer um modelo bem compacto para alguns mercados, sendo uma opção bem mais em conta ao Toyota C-HR. No momento, a Toyota não o trata como modelo global, falando somente de suas vendas no Japão. Também só confirma uma motorização, formada pelo 1.0 turbo de três cilindros, entregando 98 cv e 14,3 kgfm, sempre com câmbio CVT e oferecendo uma variante com tração integral.

Toyota Raize 2020








Isto significa que o Raize virá ao Brasil ? Não, pois há chances ser apenas um registro para proteção do desenho e, como mede apenas 4 metros de comprimento, seria pequeno demais para o nosso mercado. Porém, Motor1.com apurou que o crossover pode inspirar o design do futuro SUV compacto brasileiro, por ter linhas que lembram o RAV4. A fabricante trabalha em um modelo com entre-eixos mais próximo do Corolla e que seja capaz de usar a motorização 1.8 híbrida flex do sedã.



https://motor1.uol.com.br/
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia