Navegação

Paulo Afonso, na Bahia, lugar de Encantos Mil.


A cidade de Paulo Afonso, distante da capital baiana cerca de 400 quilômetros, possui diversos Atrativos Turísticos e Belezas Naturais que foram agraciadas pela Natureza (e, em alguns casos, pelas mãos dos homens e mulheres, que no início da construção das usinas hidroelétricas, ajudaram também a “mudar” o cenário natural em prol do progresso. A história do nascimento dessa cidade é bem peculiar.


Antes, um vilarejo que fazia parte de outro município, e com um potencial energético descoberto através da ideia pioneira do empresário Delmiro Gouveia, em 1913, utilizando a força da água e da cachoeira para gerar energia, muitos trabalhadores vieram para esse lugar em busca da proposta de trabalho nas obras de construção das usinas, de vários lugares do Brasil (e até do mundo) e foram se instalando na vila, que, pouco tempo depois, acabou virando cidade, sendo emancipada no ano de 1958.


A população de Paulo Afonso, que teve sua origem de uma mescla de povos, culturas e etnias, hoje conta com alguns atrativos que evidenciam que a Natureza é magnífica.






Na região, encontramos belezas como: Canyon do Rio São Francisco, que formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos.



O Canyon pode ser apreciado de inúmeros locais com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110.



Apresentando belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez, os cânions são realmente um colírio, e podem ser apreciados em passeios de catamarã.



O Passeio de Catamarã no Rio São Francisco é mais um atrativo turístico e mais uma opção de lazer. Uma vista das mais belas paisagens do Canyon do São Francisco a bordo do Catamarã. O passeio tem aproximadamente 3 horas de duração e 1 hora para banho. 





Pinturas Rupestres, encontradas em mais de 100 sítios arqueológicos da região do canyon do São Francisco, em Paulo Afonso, com pinturas rupestres datadas de nove mil anos, são protegidos pelo Museu a Céu Aberto de Artes Rupestres, As artes rupestres, são sinais e figuras pintados pelos homens primitivos, em rochas e paredes de cavernas, estão gravadas em rochedos graníticos do sertão baiano. 



Reserva Ecológica Raso da Catarina, que passa pela reserva indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C enquanto que à noite é de até 10°C. 


Além de alguns monumentos e parques, espalhados pela cidade, como esculturas alusivas aos trabalhadores que ajudaram a construir a cidade, e também à luta do homem contra a natureza, como é o caso do monumento ao trabalhador, monumento Touro e a Sucuri, entre outros, Paulo Afonso também oferece, para as famílias e turistas, vários parques públicos e praças, como o Belvedere, Praça do Touro e Sucuri, praça das mangueiras, entre outras. Uma belíssima atração, também, com sua arquitetura peculiar, é a Igreja de São Francisco, construída toda de pedras, e com uma aparência rústica e linda.








Aqui também podemos nos aventurar com o Ecoturismo, como Trekking na Serra do Umbuzeiro, localizada no distrito do Riacho, é cenário para uma boa caminhada até o ponto mais alto de Paulo Afonso, o passeio envolve contato com a vegetação típica do semiárido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 500 metros tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso.Além disso, Paulo Afonso também foi berço de uma das cangaceiras mais famosas, e lugar de vários acontecimentos relacionados ao cenário mítico do cangaço e Lampião.




MARIA BONITA, a rainha do cangaço, que nasceu no Povoado Malhada da Caiçara, zona rural, há 38 km do município de Paulo Afonso-BA, é retratada em novelas, séries, livros, comerciais, etc. Hoje sua casa de origem transformou-se em um museu, guardando a mesma linha arquitetônica (casa de reboco), lá funciona o "MUSEU CASA DE MARIA BONITA", aberto á visitação pública.








Cachoeira de Paulo Afonso, formada por diversas quedas d'água que se espalham pela rocha granítica, recortada em plataformas assemelhando-se a imensos degraus. O abundante volume de água cai sobre os "degraus" formando imensas áreas de espumas muito brancas que descem pela rocha a uma altura de aproximadamente 80 metros.




CHESF (Complexo Hidroelétrico do São Francisco), construídas na década de 40, aproveitado o desnível natural do rio São Francisco, no local onde se encontra a Cachoeira de Paulo Afonso, foram construídas algumas grandes usinas de geração de energia, levando luz para muitas outras cidades do nordeste.


APOIO: 


Para a Produção desta matéria, nossa Equipe teve o apoio do Restaurante Nativa Grill, um lugar bem localizado, com bom atendimento, uma excelente comida e preço justo.
E o melhor, oferece também drinks incríveis.



 


 


O Restaurante NATIVA GRILL oferece ainda duas opções, o selfservice com churrasco ou o Rodízio.

Quem for ou estiver em Paulo Afonso deve conhecer o Nativa Grill, e não vai se arrepender. Fica a Dica ! !




 



Nativa Grill 

Rua Landulfo Alves, 218 Vila Poty

Centro - Paulo Afonso – Bahia 

Telefone : (75) 3281-1736 / (75) 99710-7785 

Instagram: nativagrilloficial






A Agência Turistando empresa cadastrada no Ministério de Turismo, atua na cidade de Paulo Afonso BA e região, oferecendo todos os passeios turísticos como: City Tour/Complexo da Chesf,  Memorial Casa de Maria Bonita, Passeios de Catamarã pelo Cânion do Rio São Francisco e Reserva Ecológica Raso da Catarina.



Com Atendimento ao Público todos os dias.
Serviço de Atendimento ao Turista - SAT 
Av. Apolônio Sales , s/n
Centro de Paulo Afonso.

Telefone : (75) 98815 1666 

Instagram: @ag.turistando



por Rubervânio Lima 
(Pauloafonsino, Escritor e editor da Editora Oxente) 
editoraoxente@gmail.com
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia