Navegação

Dicas para economizar combustível

Alguns cuidados são sempre importantes para reduzir o consumo do carro.

Em trajetos mais longos, nada melhor do que adotar algumas medidas importantes para economizar combustível e ir menos aos postos de serviço. Veja 12 dicas simples que farão seu automóvel reduzir o consumo de combustível. 


Pneus calibrados corretamente 

Pneus mal calibrados forçam mais o motor, elevando o consumo. Assim, a cada 15 dias, calibre todos – incluindo o estepe — sempre na pressão correta, indicada pela fabricante no manual do proprietário. Um pneu murcho ou descalibrado representa consumo superior de 1,5% a 3%. 

Sem peso desnecessário 

Carros com peso extra gastam mais combustível durante uma viagem, porque suportam um peso limite descrito no manual. Estudos mostram que o consumo aumenta a cada 40 kg a mais no automóvel. Dessa forma, não carregue peso desnecessário no porta-malas ou no rack do teto. 


Como trocar a marcha 

É preciso considerar a rotação e a velocidade ideais para a troca da marcha, um dos fatores que mais afetam o consumo de combustível. Com o tempo, os motoristas aprendem a “ouvir o motor” e saber qual é o momento correto para cada troca. Um carro que anda a 20 km/h em quarta marcha consome acima do normal, da mesma forma que um carro andando a 110 km/h em terceira marcha. Aliás, esse comportamento pode acarretar problemas na caixa de câmbio e no motor. Assim, nada de esticar a marcha. 

Substitua as velas 

Velas em ordem também ajudam a economizar combustível. Elas geram energia na câmara de combustão do motor a fim de iniciar a queima de combustível e devem ser substituídas quando o carro alcançar a quilometragem recomendada pelo manual. Uma vela ruim queima combustível, causando importante aumento no consumo. 

De olho no combustível 

Cuidado da procedência do combustível que você colocará no tanque do carro. Um preço muito abaixo da média cobrada no mercado sinaliza que ele pode estar adulterado com água, aditivos ou etanol em excesso. O motor engasgando é indício de que o combustível é ruim. 

Filtros Limpos 

Mantenha os filtros de ar e de combustível em dia, caso contrário, eles entopem e comprometem o consumo. 


Bom comportamento no trânsito 

A forma de dirigir é vital para economizar combustível. Vícios no trânsito levam o carro a beber mais. Exemplo: quando o semáforo fica vermelho lá na frente, reduza gradativamente a velocidade, em vez de deixar o carro em ponto morto. 

Sem Ponto Morto 

Esqueça a história de que andar em ponto morto gasta menos combustível. Esse procedimento deixa o carro instável e aumenta o risco de acidentes, além de piorar o consumo. Por causa da injeção eletrônica, os automóveis devem ficar engrenados para consumir menos. 

Não corra 

O carro consome mais combustível na medida em que a aceleração aumenta. Além de ser passível de multa, o excesso de velocidade eleva a possibilidade de acidentes. Em média, o consumo aumenta em 20% se a velocidade saltar de 80 km/h para 100 km/h. 


Janelas fechadas 

A Aerodinâmica dos veículos gera menos atrito no ar, favorecendo o consumo. Mas quando o carro está em alta velocidade com as janelas abertas, a aerodinâmica é anulada, porque o ar entra no veículo, exigindo força maior do motor para quebrar essa pressão. 

Ar-condicionado com moderação 

O ar-condicionado aumenta o bem estar a bordo, ainda mais em dias quentes. No entanto, faz o carro perder potência e consumir mais combustível. A exceção ocorre em viagens longas: janelas abertas em alta velocidade levam o carro a beber mais do que com o ar-condicionado funcionando. 

Rodas Alinhadas 

Não há como economizar combustível sem manter o alinhamento e a geometria dos pneus em ordem. Ao sentir que o carro está puxando para um lado é hora de procurar um profissional para realizar o serviço. 

Créditos: 

Foto 1: kwangmoozaa/IStockphoto 
Foto 2: vladmirsoldatov/iStockphoto 
Foto 3: sbytovaMN/iStockphoto 
Foto 4: monkeybusinessimages/iStockphoto
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia