Navegação

Coronavírus: Pernambuco tem primeira cura clínica

Estado anuncia primeira cura clínica de paciente com novo coronavírus e confirma 31 casos

Coronavírus: Pernambuco tem primeira cura clínica, confirma 31 casos e decreta estado de calamidade pública

Boletim desta sexta (20/03) tem três confirmações a mais que a quinta (19/03). Mulher de 66 anos já está em condições de receber alta do hospital, segundo o governo.

Chegou a 31 o número de casos confirmados do novo coronavírus, em Pernambuco. Segundo o boletim divulgado nesta sexta (20), houve a primeira cura clínica de paciente diagnosticada com a Covid-19, doença causada pelo vírus. O governo também decretou estado de calamidade pública (veja vídeo acima).

O caso de cura é o de uma idosa de 66 anos. Ela e o marido, de 71 anos, tiveram os dois primeiros testes confirmados no estado e ainda declarou o secretário de Saúde do estado, André Longo..

"A mulher com cura clínica está internada, mas já tem condições de alta. O esposo dela e os outros oito pacientes estão internados. Três estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas estão todos estáveis”

O chefe do setor de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, Demétrius Montenegro, celebrou a cura clínica da paciente e disse que, na maioria dos casos, os pacientes têm registrado boa resposta ao tratamento.

“Apesar de ter passado um período na UTI, a mulher não se encontrava em situação de gravidade, foi muito mais para vigilância. Ela desenvolveu uma infecção, que é esperado que aconteça, foi tratada e está em condições clínicas de alta hospitalar"

De acordo com o secretário André Longo, há, ao todo, 529 notificações, sendo que 289 ainda estão em investigação.

Dos três novos casos confirmados, são dois do Recife e um de Jaboatão dos Guararapes. Por causa disso, são necessárias as medidas restritivas, de isolamento social.

Mais medidas

Ainda segundo o estado, outra medida restritiva anunciada pelo governo, com validade a partir da segunda-feira (23), é a paralisação de transporte intermunicipal de passageiros.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, esta ação passa passa a valer à 0h.

Ele disse que, em relação a dias normais, houve diminuição de 45% no número de passageiros do sistema de transporte do Grande Recife. Esse serviço continua funcionando normalmente, disse Bruto.

"Isso não abrange o sistema do Grande Recife, mas apenas o transporte intermunicipal, entre a Região Metropolitana e outras cidades. Há duas exceções, que são o fretamento estritamente para atividades permitidas nas regras de isolamento social já existentes, e serviço complementar, quando autorizado pela autoridade municipal"


Além disso, três expedientes foram encaminhados, pelo governo, para votação dos deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

“Estamos instituindo um fundo para o recebimento de doações para enfrentar a epidemia, um decreto de calamidade pública e, em terceiro lugar, um rito simplificado para a aquisição de equipamentos e contratação de profissionais e aquisição de equipamentos. Todas as ações estão sendo demandadas pela Secretaria de Saúde e Secretaria da Fazenda e os pagamentos serão prioridade do governo estadual”


Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Navio retido

Nesta sexta-feira (20/03), começou uma operação para a retirada de 205 passageiros e tripulantes a bordo do navio Silver Shadow, atracado no Porto do Recife desde a quinta-feira (12). Um idoso e a esposa dele tiveram resultado laboratorial positivo para a Covid-19.

O primeiro comboio saiu às 15h55, com 25 pessoas, que irão para a Austrália e Nova Zelândia. Ainda nesta sexta-feira, está prevista a saída de mais 180 viajantes, às 20h. Eles serão encaminhados ao Aeroporto de Heathrow, em Londres. Eles são naturais de 15 países da Europa.

Ao todo, há 609 pessoas a bordo do Silver Shadow. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a saída de todos eles será organizada em quatro grupos, de acordo com as nacionalidades. Um quinto grupo é composto por três Brasileiros e dois Uruguaios.

Navio Silver Shadow foi retido no Recife no dia 12 de março — Foto: Pedro Alves/G1

Outras determinações

Nesta sexta-feira (20), a prefeitura do Recife determinou a suspensão de todos os serviços no edifício-sede do Executivo, no Centro da cidade. O Executivo municipal também reiterou um pedido feito à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o Aeroporto do Recife seja fechado para voos internacionais.

Mais cedo, o governador Paulo Câmara fez um pronunciamento, pela internet, determinando o fechamento do comércio, dos serviços e das obras de construção civil em todo o estado. As medidas têm início no domingo (22).

Já a partir do sábado (21/03), deverão fechar shoppings, bares, restaurantes e lanchonetes em todo o estado. Há, no entanto, a possibilidade do serviços de entrega de comida. Parques e praias só podem receber pessoas para práticas esportivas.

Por Pedro Alves, G1 PE
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia