Navegação

Bahia recebeu 2,3 milhões de visitantes no carnaval

Turistas chegam de navio e são recepcionados pela Setur-BA

Um total de 2,3 milhões é o número estimado de turistas que visitaram todo o Estado da Bahia no período do carnaval, seja para curtir a folia em destinos como Salvador e Porto Seguro, ou para descansar em localidades do litoral ou da Chapada Diamantina. O crescimento, segundo números da Secretaria de Turismo do Estado, foi de 5% em relação a 2019. Este ano, a receita turística do período é estimada em R$ 2,5 bilhões.

Para atender a demanda de turistas no período, mais de 400 voos extras foram disponibilizados pelas companhias aéreas para os principais destinos carnavalescos da Bahia, com destaque para Salvador e Porto Seguro. Já os cruzeiros marítimos levaram à capital cerca de 15 mil turistas nos dias de folia. O dia de maior movimento no porto foi na terça-feira (25), com a chegada de três transatlânticos.

"A avaliação que fazemos é muito positiva, recebemos 2,3 milhões de turistas em todo o Estado, mais de 700 mil em Salvador e só na terça-feira tivemos quatro grandes navios ancorados no porto, por isso montamos um esquema especial de vendas de abadás no local"

Afirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, durante apresentação de balanço do carnaval para a imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (26), no Quartel dos Aflitos.

O secretário Fausto Franco

Em sua 16ª edição, o projeto Guias e Monitores realizou um total de 145.321 atendimentos. Ao todo, 254 profissionais atuaram no receptivo especial, distribuídos nos portões de entrada de Salvador (aeroporto, rodoviária e porto), nos três circuitos do carnaval da capital e em hotéis próximos, com o objetivo de prestar informações turísticas com qualidade e precisão.

Eles estiveram presentes também em Praia do Forte, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Mar Grande (Vera Cruz/Ilha de Itaparica). Os atendimentos são realizados em até dez línguas estrangeiras, inclusive yorubá e mandarim, e em Libras, Língua Brasileira de Sinais.


Na rede hoteleira a ocupação foi alta, como é tradição. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH–BA), a taxa média em Salvador foi superior a 90%.

A média prevista para Praia do Forte era de 100% até o final da festa, de acordo com a Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte). Já em Porto Seguro eram esperados 85 mil turistas, com taxa média de ocupação hoteleira de 95%.

Divulgação : Bahia - Tatiana Azeviche
Divulgação: Bahia - Daniel Meira
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia