Navegação

Natal da Prefeitura do Recife


Programação de

Natal da Prefeitura do Recife começa neste domingo (1º)
Vai ter programação gratuita e aberta ao público no Recife Antigo, com as atividades esportivas e culturais do Recife Antigo de Coração ao longo de todo o dia, inauguração da decoração natalina, às 18h, e cantata na Caixa Cultural. A partir das 20h, a festa acaba numa animada ciranda, comandada por Lia de Itamaracá, na Rio Branco. Também haverá apresentações de pastoris em Brasília Teimosa

Dezembro já começa festivo na capital pernambucana. No próximo dia 1º, a Prefeitura do Recife vai encher o Recife Antigo de luzes, cores, atrações e atividades, convidando a população a celebrar o fim do ano. Às 8h, o bairro histórico já estará movimentado, com as atividades e atrações gratuitas do Recife Antigo de Coração. A programação segue com inauguração da decoração natalina, às 18h, seguida de cantata na Caixa Cultural e acaba, a partir das 20h, numa animada ciranda, com show de Lia de Itamaracá na Rio Branco.

Um carrossel montado no bairro dará mais charme e encantamento à estreia do Ciclo Natalino, que vai levar festa também para o bairro de Brasília Teimosa neste domingo e depois segue com diversas programações em toda a cidade até o próximo dia 7 de janeiro, quando a Queima da Lapinha abre alas para os festejos de momo.

DECORAÇÃO
A decoração preparada pela Prefeitura do Recife para as festas de fim de ano na capital da criatividade será inaugurada às 18h, em solenidade no Cais da Alfândega, com apresentação da Orquestra Anjo de Luz e queima de fogos.

A decoração vai espalhar luz e cores pelo Cais da Alfândega e também pela Rio Branco, no Recife Antigo, tendo como elemento central a flor de Natal, vegetação que carrega bons presságios por todo o mundo, sendo associada à boa sorte e à prosperidade em várias culturas.

A flor aparece em diversos elementos e peças decorativas, como os pórticos de acesso à Rio Branco, localizados nas duas extremidades do Boulevard, evocando o efeito de guirlandas penduradas na porta de casa para reforçar o convite a quem quiser entrar na festa.

Também é a flor natalina que serve de tema principal para a maior atração de toda a decoração: a árvore de Natal, que terá 14 metros de altura e ficará estrategicamente posicionada no Cais da Alfândega, perto do rio e da Ponte Giratória, oferecendo à população diversos ângulos de contemplação e uma novidade: pela primeira  vez, será possível atravessar a árvore, passando por dentro de sua geométrica e luminosa estrutura.

Além da grande protagonista, outras 30 árvores brancas com pouco mais de um metro de altura e iluminação interna colorida formarão um bosque interativo na Rio Branco e no Cais da Alfândega, onde as pessoas poderão tirar fotos e passear. Na Alfândega, as árvores ficarão na calçada oposta ao rio, inaugurando novos encantos e recantos natalinos no pátio da Igreja Madre de Deus. 

Na calçada de margeia o rio, as luzes formarão uma cerca que servirá de moldura e reflexo para as águas que atravessam as paisagens e o cotidiano do bairro histórico.

Este ano, o tradicional presépio esculpido em barro, que reproduz a clássica cena do nascimento de Cristo, ficará na Rio Branco, onde também será montado o palco para apresentações de pastoris e demais  atrações natalinas. Tanto lá quanto no Cais da Alfândega, árvores e até os postes receberão cores e flores para celebrar o ciclo. Entre as duas ruas decoradas, uma passarela iluminada vai convidar o público a esticar o passeio.

Pelo quinto ano consecutivo, as arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, assinam o projeto.

RECIFE ANTIGO DE CORAÇÃO
Garantindo ainda mais animação e lazer no domingo do recifense, neste dia 1º, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, realiza o Recife Antigo de Coração. A programação oferta atividades abertas ao público e ao ar livre pelo Bairro do Recife. Esta edição traz a inauguração do carrossel, que ficará no Cais da Alfândega até o dia 6 de janeiro, ofertando passeios gratuitos para toda a família. O funcionamento será de terça-feira a domingo, das 16h às 20h. A estrutura é um carrossel clássico, com 10 metros de diâmetro e 6m de altura, e ficará ao lado da árvore de Natal do Recife.

Quem curte andar de bicicleta pela cidade pode chegar ao bairro utilizando uma das rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que têm o Marco Zero como ponto de convergência. A programação no Bairro do Recife começa cedo, às 8h. No Polo Esportivo, Inclusivo e da Pessoa Idosa, na Avenida Marquês de Olinda, vai ter basquete 3x3, badminton, slackline, futebol de barrinha, parkour, tapembol e frisbee.

Em uma parceria com o Consulado Francês, vai ter uma feira de arte urbana, das 10h às 12h, na Associação Comercial. Entre os participantes, é presença confirmada o artista francês Bob59. Artesanato, moda e gastronomia poderão ser encontrados nas Feirinha do Bom Jesus, na Rua do Bom Jesus, das 14h às 20h, e na Feirinha da Laje, no Marco da Moda de Pernambuco, das 13h às 20h.

O palco que normalmente é montado às margens do Marco Zero foi transferido para a Avenida Rio Branco. A programação começa às 8h30 com um aulão de dança para os grupos das pessoas idosas do Recife. Em seguida, Adriana B sobe ao palco, das 10h às 12h. À tarde, das 16h às 18h, comanda a festa Claudionor Germano, com os convidados Maestro Rodrigues, Nena Queiroga, Nonô Germano, Luciano Ferraz, Ed Carlos, Quarteto Novo e Cláudia Beija. A icônica Lia de Itamaracá se apresenta das 20h às 21h.

A Rua da Moeda será palco para o Dançando na Rua, com Andréa Carvalho e convidados, que vão mostrar os mais variados ritmos e tipos de dança. A trilha sonora será por conta da Orquestra Surreal.

CANTATA DE NATAL DA CAIXA
As janelas da Caixa Cultural Recife serão mais uma vez palco do espetáculo Caixa de Natal, protagonizado este ano por um total de 38 crianças e jovens do Coral do Movimento Pró-Criança, ao lado do guitarrista Paulo Rafael. A sexta edição do evento trará ainda como convidada especial um dos mais novos expoentes da música brasileira, a cantora Lucy Alves.

O espetáculo tem o patrocínio da Estácio e da Caixa, e foi escolhido via seleção pública de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural. O projeto conta com a Lei de Incentivo à Cultura, tendo como realizadores o Ministério da Cidadania através da Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Com aproximadamente 1h30 de duração, o público pode esperar uma apresentação com clássicos natalinos, hits inesquecíveis, canções símbolos da cultura Nordestina, além de sucessos consagrados na brilhante voz de Lucy Alves. O figurino das crianças do Coral é assinado por Francisco Câmara. Coordenado pelos idealizadores Luiz Carlos Filho (Lulinha) e Diogo Leite, o projeto envolve uma equipe conduzida por Tovinho (Direção Musical), Rodrigo Leite (Direção Artística), Rogério Andrade (Som), Roberto Riegert (Iluminação) e Bruna Renata (Coreografia).

MÚSICA NA IGREJA
Cultura e beleza não vão faltar na Igreja Madre de Deus, neste domingo (1º), durante a apresentação do Música na Igreja, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. O projeto garante concertos gratuitos, com o cenário privilegiado de uma das mais belas igrejas da cidade. Nesta edição, se apresenta a Orquestra do Centro Social Dom João Costa do Alto José do Pinho, a partir das 17h. O grupo musical é formado por crianças e adolescentes atendidos no Centro Social. O repertório será dedicado ao Natal, com Hallelujah, Happy Christmas, Stille Nacht (Noite Feliz), e muitas outras.

JORNADAS DE PASTORIS EM BRASÍLIA TEIMOSA
Vai ter festa também em Brasília Teimosa, a partir das 20h deste domingo natalino, com a estreia do projeto Jornadas para Celebrar, realizado pela Prefeitura do Recife, que promoverá a confraternização de diversos grupos de pastoril da cidade em sete comunidades diferentes. 

Neste primeiro domingo de atividades, o Pastoril Estrela do Mar recebe os pastoris Aurora Boreal, Sonho de uma Adolescente e Estrela Guia do Cabo, na Rua Guarajuba, em Brasília Teimosa. A programação segue nos próximos dias 7, 8, 13, 15 e 19 de dezembro em outros bairros.

MAIS PROGRAMAÇÃO NATALINA
As celebrações natalinas se estendem por todo o mês de dezembro. Nos dias 20, 21 e 22, a Rio Branco recebe mais de 20 atrações, entre corais e pastoris, numa programação gratuita e aberta ao público, realizada em palco montado na Rio Branco, pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

No dia 20, a celebração começa às 18h30, com cortejo de dez pastoris saindo do Cais da Alfândega em direção à Avenida Rio Branco, acompanhados pelas bandinhas natalinas Associação Musical 19 de Fevereiro, Som Brasil Banda Show e Bandinha Natalina Veneno. O Reisado Imperial também acompanha o cortejo.

Às 19h, sobre ao palco a Retreta Natalina da Banda Sinfônica do III Cindacta – Base Aérea do Recife, seguido de apresentação de pastoris com a participação especial de Antônio Carlos Nóbrega.

No dia 21, a festa começa às 19h, com apresentações dos pastoris Sol Nascente, Jardim da Alegria e encontro dos velhos dos pastoris.

No dia 22, sobem ao palco, a partir das 17h, a Retreta Natalina com a Banda da Polícia Militar do Recife, o Pastoril Luz do Amanhecer, o Grupo Matulão de Dança e o Pastoril Giselly Andrade.

Confira as atrações:

DIA 20/12

Local: Avenida Rio Branco
18h30 - Cortejo com 8 pastoris (Pequenas Estrelas, Jardim da Alegria, Achyles, Luz do Amanhecer, Menino Jesus da Vovó Bibia, Aurora Boreal, Lindas Ciganas e UR-3 Ibura), embalados pela Associação Musical 19 de Fevereiro, Som Brasil Banda Show e Banda Natalina Veneno, da Rio Branco em direção ao Cais da Alfândega. O Reisado Imperial também acompanha o cortejo.
19h - Retreta natalina com a Banda Sinfônica do III CINDACTA – Base Aérea do Recife
20h30 - Pastoril Tia Nininha
21h - Guerreiros Sol Nascente
21h30 - Pastoril Estrela Brilhante
22h - Participação de Antônio Nóbrega

DIA 21/12
Local: Avenida Rio Branco

19h - Pastoril Sol Nascente
20h - Pastoril Jardim da Alegria
21h - Encontro dos Velhos do pastoril, com Véio Mangaba, Xaveco, Maroto, Lumbrigueta e Cafuné

DIA 22/12
Local: Avenida Rio Branco
17h - Retreta Natalina com a Banda da Polícia Militar do Recife
18h - Pastoril Luz do Amanhecer
18h30 - Grupo Matulão de Dança
19h - Pastoril Giselly Andrade


BAILE DO MENINO DEUS
Tradição que já ocupa o Marco Zero há 16 anos, o Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina, entre os próximos dias 23, 24 e 25, às 20h, num grandioso espetáculo aberto ao público, visto por mais de 70 mil pessoas a cada ano.

Com direção do escritor Ronaldo Correia de Brito, o Baile conta a história do nascimento de Jesus, a partir da narração de personagens da cultura popular nordestina, tendo como cenário algumas das mais caras e enraizadas manifestações culturais da região, como o reisado, a lapinha, o pastoril, cavalo marinho, chegança, boi de reis e muitas outras.

Entre as novidades preparadas para este ano, estão a estreia do Grupo Bongar e do cantor Carlos Filho no espetáculo, além de novos figurinos e cenografia.

Realização da Relicário Produções, da produtora Carla Valença, com apoio da Prefeitura do Recife, a programação é gratuita e aberta ao público.

NATAL PARA SEMPRE
Outro espetáculo natalino que já virou tradição no Recife, o Natal para Sempre, realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, estreia novo cenário em 2019, sendo apresentado, pela primeira vez, no Parque da Macaxeira. Encenado nos dias 23 e 25 de dezembro, às 19h, o musical conta a história de uma menina, que encontra um livro mágico, de onde saem bailarinas, Pinóquio, Peter Pan, João Pé de Feijão, Lobo Mau e muitos outros personagens da carochinha, que ganham vida no Natal. O espetáculo também é gratuito e tem a presença confirmada do ator mirim Igor Jansen, protagonista da novela As Aventuras de Poliana.

EU AMO O NATAL
Ainda dá tempo de participar do concurso de decoração Eu Amo o Natal. Realizado pela Prefeitura do Recife, a competição decoração natalina vai premiar as ruas, casas ou prédios residenciais mais enfeitados com festas de réveillon. Para garantir a vaga na disputa, os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo sitewww.euamoonatal.com.br até o dia 16 de dezembro. As categorias disponíveis são Rua, Casa Residencial e Prédio Residencial.

A grande vencedora da categoria Rua será presenteada, no dia 31 de dezembro, com uma festa de Ano Novo completa, com estrutura de palco, apresentação de duas bandas e show pirotécnico na hora da virada. Para a segunda e a terceira colocada o prêmio será uma festa com uma banda, também no dia da virada. Nas categorias Casa e Prédio Residenciais, a premiação será em dinheiro. Os primeiros lugares ganham R$ 15 mil cada; os segundos colocados, R$ 10 dez mil; e os terceiros, R$ 5 mil.

QUEIMA DA LAPINHA
Como reza a tradição, o Ciclo Natalino do Recife só será encerrado no próximo dia 6 de janeiro de 2020, com a Queima da Lapinha, liturgia que reunirá 10 pastoris no Pátio de São Pedro, a partir das 17h.
A Queima da Lapinha é uma tradição religiosa do século 19, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada aos olhos do público, que joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam realizados. Quando a cerimônia acaba, os pastoris dão as boas-vindas ao próximo ciclo festivo da cidade, saudando o Carnaval que se anuncia.

DIA 06/01
Queima da Lapinha
Local: Pátio de São Pedro
17h às 20h30 - Pastoris Estrela Brilhante, Angel de Brasília Teimosa, Giselly Andrade, Campinas Alegre, Tia Mariza, Estrela do Mar, Estrela Guia do Cabo, Rosa Mística dos Torrões, Sonho de uma Adolescente e Viver a Vida - 3ª idade
Compart.

Moda e Beleza : Sílvio Romero

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia