Navegação

Sete curtas pernambucanos estão selecionados para o Festival Curta Cinema no Rio

"Thinya", filme da pernambucana Lia Letícia Leite, está na disputa do festival - Foto: Divulgação

O Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro – o Curta Cinema – selecionou para sua próxima edição, que começa dia 30, cinco filmes pernambucanos, sendo quatro deles para a Competição Nacional. 

"Auto-Falo" de Caio Dornelas, que terá sua estreia mundial no evento, traz Nivaldo, personagem interpretado por Cllau Soares, alternando entre momentos fantasiosos com seu carro e momentos reais na sua convivência com outras pessoas. O filme faz uso de artifícios técnicos como a iluminação e o esquema de cores para dar um tom absurdo à relação que Nivaldo tem com seu carro e colocá-la em contraponto ao modo com que ele lida, principalmente, com Roberta, personagem interpretada por Sammia Gonçalves. O filme se passa em Ponta de Pedras, distrito do município de Goiana, em Pernambuco, que possuía menos de 10 mil habitantes segundo censo de 2010. 

Também na Competição Nacional estão “Caçador”, de Leonardo Sette, ficção que narra a história de Nakuá, um índio que está mudando de aldeia e se percebe perdido diante do mundo novo; “Marie”, de Leo Tabosa, que fala sobre o regresso de Mário ao sertão para reencontrar o pai na figura de Marie, uma mulher trans, e “Thinya”, de Lia Leticia Leite, que surgiu a partir de um álbum de fotos comprado em um mercado de Berlim, cujas imagens ilustram textos de cronistas alemães que viajaram para o Brasil entre os séculos XVI e XVIII, compondo uma alegoria sobre colonizadores e colonizados.

“Tempestade”, de Fellipe Fernandes, que mostra um homem tentando discernir sonhos e fatos em seu cotidiano vivendo em um país abatido pela crise, está na mostra paralela Panorama Brasil, enquanto  “Volta Seca”, de Roberto Veiga, será exibida em Primeiros Quadros.  "Caranguejo Rei”, de Matheus Farias”, participa da mostra Interzona, especializada em filmes de terror.
Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia