Navegação

Salinópolis (Salinas): O paraíso da Amazônia Atlântica no Pará

 Praia de Atalaia em Salinópolis (Foto: Rogério Almeida)

Quem visita o Pará, se surpreende ao conhecer Salinópolis, ou Salinas, no nordeste paraense, com suas praias imensas de areia fina e branca,com águas verde-acinzentada e nem  acredita no que está vendo.
             Farol de Salinópolis (Foto: Rogério Almeida)

Distante 200 km de Belém, na região do Salgado Paraense, com 45 mil moradores, chegando a multiplicar este número no verão,  Salinópolis, chama atenção pela presença de um belo farol, trazido da França, em 1897. Acredita-se até que tenha sido construído por um dos engenheiros, que trabalhou com Gustave Eiffel, na elaboração da famosa Torre Eiffel, de Paris.
   Jornalista Julie Rocha (PA), do alto da torre do Farol de Salinópolis  (Foto: Rogério Almeida)

    Salinópolis (Foto: Rogério Almeida) 
Existem registros de Salinópolis, que André Vidal de Negreiros, que administrava o Pará, foi o fundador oficial do então pequeno povoado,em 1645.

    Câmara Municipal de Salinópolis (Foto: Rogério Almeida)
O nome inicial Salinas, foi dado devido à indústria de extração de sal. E em 30 de dezembro de 1937, o Decreto Estadual 4.505, mudou o nome para Salinópolis e que ficou até hoje.
    O verde e o mar de Salinópolis (Foto: Rogério Almeida)
Em 1966, foi transformada em Estância Hidromineral de Salinópolis, e permaneceu com este nome até 29 de janeiro de 1985. Como Salinópolis, vem se transformando em uma cidade balneário e que tem atraído novos residentes ou proprietários de segunda residência, não só do Pará, mas de diversos estados brasileiros e até do exterior.

          Prefeitura de Salinópolis (Foto: Rogério Almeida)

Nos anos 90,devido ao grande fluxo turístico, Salinópolis chegou a ser cotada para se transformar na capital do Estado do Pará.

                         (Hotel Salinópolis: Foto Rogério Almeida)

                         Praia da Atalaia (Foto: Rogério Almeida)
As praias oceânicas de areia branca e sol o ano inteiro, estão todas aqui:  Atalaia e Farol, com 20 km de extensão e que permite a entrada de carros na faixa de areia, Corvina, no final da Orla do Maçarico e onde se encontram os rios Urindeua e Maramuipy.
Destaque para as praias do Amor e do Cruzeiro, na bela vila de pescadores chamada Cuiarana, e a praia Maria Baixinha, que somente se pode chegar através de barco.
Algo que me surpreendeu em Salinas foram as imensas dunas e o Lago da Coca Cola, na praia do Atalaia. Trata-se de um lago de cor escura, que lembra esta bebida.
Na imensidão da Praia do Atalaia, os veículos percorrem a areia da praia e a preferência é parar para um banho de mar ou aproveitar as barracas e provar da culinária paraense.
     Celso, de camisa listrada no meio com equipe de Salinópolis, guia Wagner Pajurá, Deputada Paula Gomes e Secretário de Turismo de Salinópolis, Júlio César Vieira.
O restaurante Verde Mar, de Ivone e Carlos Malicheschi, casal simpático que trocou o sul do país, por Salinópolis e cujo restaurante Verde Mar, é conhecido pelos pratos com ostra. Há cerca de dois anos,  ele resolveu criar ostras em cativeiro, e que virou um dos pratos mais pedidos do restaurante. 
             Ostras de Salinópolis (Foto: Rogério Almeida)
Imperdível não ir conhecer uma fazenda de ostras, na vila de Santo Antonio de Urindeua e conhecer bem de pertinho o processo de criação e reprodução destes moluscos, presentes do mar.
Seu Carlos, é conhecido por conversar com as ostras e garante, que  são afrodisíacas.


                        Praia do Farol Velho (Foto: Rogério Almeida)
A praia do Farol Velho, é vizinha e mais tranquila que a Praia do Atalaia. Recebe este nome porque antigamente havia um farol no local. Hoje restam ainda alguns pedaços . Também banhado pelo Oceano Atlântico, possui uma imensa faixa de areia fina, ideal para caminhada e também é permitida a entrada de veículos à beira mar.
Já a Praia do Maçarico, está bem próxima do centro da cidade. Devido aos fortes ventos é ideal para a prática do kitesurf. Possui uma orla de mais de 3 km de extensão.
        Monumento à Corvina (Foto: Rogério Almeida)
A Praia da Corvina é mais deserta e toda decorada com trabalhos artesanais, de peixes, como a própria Corvina, e crustáceos.
               Prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique da Silva Gomes (Foto: Divulgação)
Segundo o prefeito Paulo Henrique Gomes, o turismo é a vocação do município que vem sendo trabalhado desde 2013 e espera num futuro próximo que seja instalado um porto. 
   Deputada Paula Gomes e esposo Dr. Deilton de Freitas (Foto: Rogério Almeida)
Já a deputada Ana Paula Gomes, em seu primeiro mandato, e natural de Salinópolis, da Assembleia Legislativa do Pará, e presidente da Comissão de Turismo e Esporte, o município é muito mais do que o turismo de sol e mar e fez questão de acompanhar nosso grupo e ir ao topo do Farol, onde se descortina uma ampla vista das belas praias.
                         Deputada Paula Gomes (Foto: Rogério Almeida)
O grupo era formado por jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), do Pará, Paraíba e Maranhão, além de fotógrafos do Brasil e Portugal , do projeto "Missão Fotográfica "Transatlântica: Programa de Travessias Virtuais".
        Jornalistas e anfitriões de Salinópolis 
A iniciativa teve a coordenação da Abrajet Pará, com apoio da Secretaria  de Estado de Turismo (Setur), da Prefeitura de Salinópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, deputada Paula Gomes, Amazônia Atlântico Resort, Restaurantes Verdes Mares, Casemirão, entre outros.

       Praça do Pescador (Foto: Rogério Almeida) 

Quem visita Salinópolis, recomendo um passeio de barco, que parte da Praça do Pescador, em direção aos furos (entradas) do rio Viriandeua, com aproximadamente 1 hora,  para ver ao por-do-sol e o refúgio dos belos guarás e outras aves. 
     Associação dos Canoeiros e Pescadores da Praça do Pescado: Alberto das Neves Dias, Everaldo e Gilmar Dias (presidente)
 (Foto: Rogério Almeida) 

Foi criada uma Associação dos Canoeiros, que aluga os barcos e levam os turistas por diversos trechos do rio. O passeio também pode ser realizado pela empresa Pajurá Turismo Receptivo, a única especializada da cidade.

Salinópolis (Foto: Rogério Almeida)
Assim é Salinópolis, um paraíso que precisa ser mais conhecido fora do Pará. E quem lá chega, não se arrepende de conhecer o paraíso da Amazônia Atlântica. 
Serviço:
Onde comer: Restaurante Verde Mar. Frutos do mar (ostras), Praia do Atalaia, Salinópolis, Pará 68721-000  Fone: +55 91 9822-02063.
Restaurante Casemirão Frutos do Mar- No centro de Salinópolis, especialista em frutos do mar e com três ambientes e capacidade para 200 pessoas. Em frente à Marinha. Av. São Tomé, 287. Salinópolis, 68721-000. Fone (91) 98158-0433.


Piscina do Hotel Solar (Foto: Divulgação)
    
Onde ficar: Hotel Solar, de 1973, com restaurante, acesso exclusivo a praia, e, piscinas externas. Localizado na parte alta de Salinópolis, tem vista privilegiada para o mar.Av. Atlântica, 634- 672, Salinópolis, Pará 68721-000. Fone (91) 3423-1823.
                 Amazônia Atlântico Resort (Foto: Rogério Almeida)
Equipe do Amazônia Atlântico Resort: Anderson Santos, Iara Favacho, Janete Rodrigues, Antonia Santos e Jéssica Santiago (Foto: Rogério Almeida)
Amazônia Atlântico Resort, um hotel quatro estrelas, mais estilo hotel fazenda, com excelente cozinha, está localizada em "Cuiarana", uma vila de pescadores, de Salinópolis. Num platô de 15 m de altura, às margens do Rio Arapepó, de mangue nativo, ideal para o turismo de natureza. (Rua Porto do Castelo, s/n. Cuiarana, Salinópolis. PA, 68721-000. Fone (91) 3859-3066).
Turismo- Para conhecer bem Salinópolis, recomendo os serviços da Empresa de Pajurá Turismo Receptivo, com o guia Wagner Pajurá, que sabe tudo sobre o local. (Rua Ezequiel Lisboa, 155. Bairro Caranã.CEP: 68721-000. Salinópolis. Pará. Fone: 91- 98292-0679/ 98897-4787/98460-4956). 

O que ver: Farol de Salinópolis, Praias de Atalaia, Maçarico, Farol e Corvina, Fazenda de ostras, Lama sulfurosa, Mercado Central.

      Jornalistas e a Deputada Paula Gomes na Praia de Atalaia em Salinópolis 
Os jornalistas viajaram a Salinópolis, atendendo à um convite da Abrajet Pará (Christine Hayne), com apoio da Prefeitura de Salinas, Deputada Paula Gomes, Setur, empresários do setor hoteleiro (Hotel Solar) e Restaurantes e Empresa Pajurá de Transporte Receptivo e Amaral Tur, de Elannira Sozinho Amaral.  
Eladio Amaral, da Amaral Tur (Foto: Rogério Almeida)
      Jornalistas brasileiros e fotógrafos portugueses chegando a Salinópolis 
Compart.

Comente no post:

2 Comentários:

  1. O senhor recomenda morar em salinas? Escolas, médicos, dentista. Como é a estrutura da cidade neste tocante?

    ResponderExcluir
  2. Linda cidade. Merece ser mais divulgada. Vou fazer isto em meus blogues.

    ResponderExcluir

Adicione seu comentário sobre a notícia